terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Lendo em inglês: Fangirl


No mês de dezembro tive minha primeira experiencia lendo um livro que não estava escrito na nossa língua mãe, o português. Eu sempre evitei tentar por que, sei lá, tinha medo de falhar, não conseguir ler mesmo, que bobo né?
Então a primeira dica que eu dou para você aí que está pensando em entrar nessa jornada é: COMECE! 
Isso mesmo, tenha coragem, pegue aquele livro que não tem tradução em português e tente ler!
Eu fiz cursinho de inglês por um semestre quando tinha, sei lá, doze anos de idade, então não posso dizer que meu inglês é avançado, mas aos poucos o aperfeiçoei assistindo filmes e séries legendados e passando horas lendo besteiras do 9GAG. #shame
Decidi começar por Fangirl da Rainbow Rowell por que era um livro que eu sempre via resenhas e ficava pensando: "Esse livro é tão legal, essa autora é tão legal, é tão o tipo de livro que eu gosto de ler, isso nunca vai ser publicado no Brasil" (Acontece que ainda esse ano a Novo Século vai lançar um livro dela aqui e parece que Fangirl está engatilhado também. Troooll)
Ilustração de Irena Freitas(http://irenafreitas.blogspot.com.br/)
Então criei coragem e baixei o PDF, estou louca para comprar mas como não sabia se ia conseguir ler recorri a internet, perdoa-me pai, eu pequei.
O livro não é complicado, achei o inglês de fácil entendimento. No começo eu recorria ao senhor Google. E essa é uma dica saudável que eu dou a vocês, não tenham vergonha de pesquisar! Não entendeu uma palavra? Joga no Google tradutor, dá uma olhadinha no contexto da frase, joga a frase inteira se preciso. O Tradutor não ajudou? Procura no dicionário! É alguma gíria, termo que ainda não fez sentido? Pesquisa no Google mesmo. Por exemplo:
"O que significa unreliable-narrator" ou "como é unreliable-narrator  em português" pode parecer bobo, mas sério, funciona, eu juro!
Você vai notando que alguns termos se repetem constantemente, por que os personagens possuem trejeitos, e isso se repete naturalmente, uma vez que você se acostumou com um termo você não se sente mais desconfortável a le-lo, por que ela já lhe é conhecido.
Eu mantive minha rotina de leitura por uns dois dias assim, com a ajuda do Google, mas chegou um dia em que fiquei sem internet (Sim um dia inteirinho, deu um problema nas fiações e eles foram arrumar) e tudo que eu pensei foi: "A MEU DEUS EU NÃO VOU PODER LER FANGIRL!"
Sim por que eu cheguei a esse estado de vicio. Não consegui resistir e fui tentar. E percebi que eu realmente não precisava mais pesquisar as palavras, eu conseguia entender as frases, as vezes algumas palavras me escapavam, mas eu as anotava para pesquisar depois e continuava seguindo o contexto. Foi uma experiencia maravilhosa, pois vi que com um pouco de esforço era capaz de ler algo em outra língua!
Ilustração de Beea Moreira(http://www.beeamoreira.com/)
Terminei o livro em coisa de uma semana (não lembro exatamente em quanto tempo foi, mas foi algo assim) e me senti bastante realizada já que consigo conclui-lo em um espaço de tempo relativamente curto. (São poucas páginas, mas para mim que nunca havia lido em inglês pareciam muitas né? rs)
A história de Fangirl é espetacular, engraçada e fofa, tudo que eu esperava e mais um pouco. Não me arrependi de ler esse livro e para falar a verdade até tenho vontade de relê-lo. 
Quero recomendar que leiam Fangirl, agora, começando no mundo das leituras em outras línguas, ou continuando com seu aprendizado, ou até mesmo quando for lançada a tradução no Brasil. É um livro fofo e sensível que trata bastante desse mundo que nós leitores vivemos, nosso vicio por personagens de sagas, e livros épicos de infância. Também trata de amor e amizade, é algo que vale a pena ser lido! Então, Carry on!(Quando você ler o livro saberá por que usei esse termo em particular! AHA

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Eu já li alguns livros em inglês e concordo com as suas dicas. O negócio é persistir!
    Como já falei, tenho muita vontade de ler Fangirl e acho que vou ler ainda esse mês .
    Ótimos post!

    Bjs
    http://voltaaomundoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEIAAAAAAA JÁ! Sai daqui e vai ler! FVGHNJMK,L

      Excluir
  2. Ai, ai, como eu queria saber pelo menos um pouquinho de inglês pra tentar ler, mas não sei nada de nada! Nunca fiz nenhum tipo de curso nem nada.
    Mas quem sabe com essas dicas eu não consiga né? Custa nada tentar! Kkkkkk
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    www.trocandoconceitos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Achei o post o tanto incentivador, irei tentar, mesmo assim como você antes de iniciar tendo receio, não me acho muito bom no inglês, mas quem sabe não é isso que eu precise para melhorar? .
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só vai descobrir se consegue tentando! rs

      Excluir
  4. Eu nunca li em inglês, acho q tbm tenho esse medo de não conseguir ler, por ñ ter um inglês muito avançado... Mas depois das suas dicas acho que vou arriscar, quem sabe eu ñ consigo! :D

    Amei o blog, estou seguindo! Segue de volta?
    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ano passado eu tive minha primeira experiência com uma short history. Agora estou caminhando para o meu primeiro livro de verdade, mas estou com medo. Gostei da sua dica com o Fan Girl, vou procurar!
    Obrigadaa pela dica, flôr!

    Beeeijos!

    www.cloudsandfantasy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fangirl é super fácil de ler, recomendo bastante, sério!

      Excluir
  6. Estou mais ou menos com o mesmo dilema. Tem tantos livros por aí que eu estou louca pra ler mas ainda ainda não foram traduzidos. E agora estou fazendo curso de inglês e uma das propostas da professora é a que a gente escolha um livro para ler em inglês, a fim de aperfeiçoar o aprendizado. Em breve me arrisco, haha.

    http://livinhas-place.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mas fazendo cursinho as coisas fluem né? rs
      Vai lá, cê consegue! rs

      Excluir
  7. Amo ler, mas nunca tive a experiência de ler um livro em inglês. Acho que será um grande desafio, mas adorei o incentivo. Parabéns, seu blog é lindo e suas resenhas são maravilhosas!!!

    Beijos,
    http://www.jubarrosmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só vai saber se consegue se tentar!
      Obrigada!

      Excluir
  8. Detesto ler em pdf, não consigo mesmo. Adorei a resenha e o blog. tem alguma dica de lugar que eu possa comprar sem cartão internacional? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, algumas livrarias como a Cultura vendem livros em inglês, normal, na loja! Dá uma olhada!

      Excluir
  9. Já lia alguns em inglÊs e também adorei. Essa livro Fangirl me fascina, ainda não li, mas pretendo.

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa