quinta-feira, 17 de julho de 2014

Resenha - Esposa 22



Esposa 22
Autor: Melanie Gideon
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Numero de Páginas: 396
Editora:  Intrínseca
Alice e Willian Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo às perguntas enviadas por um anônimo e carismático pesquisador; Alice tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento. Protegidos pelos pseudônimos Esposa 22 e Pesquisador 101, lice e o condutor da pesquisa trocam divertidas mensagem que acabam tomando um rumo cada vez mais íntimo. 



Alice e William se casaram bem jovens e completamente apaixonados. Depois de alguns anos, vieram seus filhos Zoe e Peter. Eles eram uma família feliz, sem muitos problemas, porém, 20 anos depois, no famoso "ano crítico", as coisas começam a tomar outro rumo. Alice se sente carente, sozinha, abandonada. Sente como se William não a quisesse mais por perto. Até que ela é chamada para participar de uma pesquisa sobre o casamento do século XXI, que consiste em responder 90 perguntas sobre o tal assunto.

~~~
 INGREDIENTES PARA UM CASAMENTO FELIZ
1 xícara de gentileza, 2 xícaras de gratidão, 1 colher de chá de elogios diários, 1 segredo muito bem guardado. (Página 25)


Primeiro eu preciso dizer, que ainda estou em conflito sobre o que realmente achei do livro, por isso vou fazer logo essa resenha, porque se eu deixar pra depois, o meu conflito interno pode ofuscar algumas opiniões sobre a leitura.
Quando achei esse livro em promoção, li a premissa e a sinopse, achei que ele seria ótimo, e mais uma vez, acabei de decepcionando. O livro começa nos apresentando as vida e as pessoas próximas da família Buckle. Um tempo depois, somos apresentados ao Pesquisador 101.

Até a metade do livro tudo foi fluindo, mas da metade do final, eu precisei arrastar a leitura, pois eu precisava dar uma chance para ver o desfecho do livro. A história tem muitas partes desnecessárias (ao meu ver, claro), que me fizeram querer largar o livro de lado e pegar qualquer outro da minha estante. Em compensação, as cenas com o Pesquisador 101 foram ótimas. Pra falar a verdade, cada vez que um capítulo dele terminava, eu ficava com um gostinho de quero mais. Outra coisa, o livro se classifica como um comédia, e cá entre nós, de comédia não tem nada.

"De: Esposa 22 <esposa22@netherfieldcenter.org>
Assunto: Re: Casamentóscopo
Data: 25 de maio 9h22
Para: Pesquisador 101 <pesquisador101@netherfieldcenter.org>


Caro pesquisador 101,
    Os prazeres mais profundos de partir e voltar. Ora, você parece um poeta, Pesquisador 101. Eu me sinto assim às vezes. Como uma astronauta procurando um jeito de voltar ao mundo material só para descobrir que o mundo material deixou de existir enquanto eu flutuava no espaço. Desconfio que isso tenha algo a ver com o envelhecimento. Tenho menos acesso à gravidade e passo ma maior parte dos meus dias flutuando, solta.
    Antigamente, toda noite ficávamos meu marido e eu na cama, antes de dormir, informando um ao outro o que iríamos postar no Facebook.
    Alice teve um dia péssimo. William acha que amanhã vai melhorar.
    Devo dizer que sinto saudades disso.
    Esposa 22." (Página 88)


Os personagens do livro foram bem compostos pro papel deles, de família e amigos. A autora abordou assuntos muitos interessantes: homossexualidade, suspeita de filho gay, suspeita de filha com transtornos alimentares e principalmente, o modo como a tecnologia modifica nossas vidas. Eu senti como se eu estivesse me assistindo em alguns momentos, seja com celular, seja com o laptop, parecia que parte era eu, e isso fez com que eu me identificasse um pouco com a história.

A coisa que eu mais gostei do livro foi o final. Até mais da metade do livro não dá pra imaginar, mas depois eu comecei a me ligar, e isso virou uma hipótese pra mim. E foi o que realmente aconteceu. Eu tentei muito não por spoiler sobre o final do livro, e realmente espero conseguir.

Um dos personagens que eu mais gostei na história foi o Pesquisador 101. No final do livro vocês vão gostar como eu, ou não, hahahaha.
"Peter: Eu preciso confessar. Está sendo um peso muito grande pra mim.
Eu: Como eu vou reagir?

Peter: Você vai ficar decepcionada e talvez tenha um pouquinho de nojo.

Eu: Como devo castigar você?

Peter: Não preciso de castigo. Já basta o que eu vi.
Eu (abrindo a boca): Minha nossa, o que você fez?
Peter (chorando): Digitei "pornô" no Google." (Página 121)


A história do livro até que foi interessante. Abordando esse assunto de dificuldades no casamentos, filhos e a inclusão digital de hoje, mas acho que poderia ser melhor. Talvez uma leitura uma pouco mais leve e gostosa. No fim, no decepcionei bastante, porém gostei do final, então não me arrependo dá leitura.

História: 4,0
Desenvolvimento: 3,0
Personagens: 4,0
Diagramação/edição: 5,0

Nota final: Quatro estrelas


Se alguém já leu esse livro, gostaria muito de saber sua opinião sobre ele.

Um beijo da Pri.

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Eu nunca li esse livro mas pela resenha deve ser muito bom!
    Beijos!
    Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro legal Camila, mas muuito bom não, haha.

      Excluir
  2. Tenho esse livro e já até fiz sorteio dele no blog, mas ainda não li. Minha mãe leu e gostou bastante. :)
    Acho que vou gostar, por ser sobre relacionamentos e outros assuntos que gosto, então espero não me decepcionar com o final, como aconteceu com você :/
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho ele pra sorteio aqui no blog, hahaha.
      E não me decepcionei com o final Patricia, me decepcionei por achar que todo o livro seria melhor. O final foi uma das partes que eu mais gostei.

      Excluir
  3. Esse livro me lembrou um pouco de @mor, parece ser pelo mesmo caminho, claro, com coisas bem diferentes.
    Eu imaginava ele de maneira bem diferente, não achava que seria assim. pensei que o foco seria ela na internet, a protagonista conversando com esse tal de de Pesquisador 101 o tempo todo e sendo ela quem procurou por ele. Porém ainda quero ler o livro e tirar minhas próprias conclusões.
    Uma pena que você tenha se decepcionado com o livro, corremos esse risco sempre que compramos um livro desse jeito.
    Enfim, espero que você tenha sorte com a próxima compra e leitura.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente acho @mor bem melhor que esse Gabriella. Eu também imaginei da mesma forma, com tudo relacionado ao Pesquisador 101.
      Um beijo.

      Excluir
  4. Da serie livros que comprei e não li : Esposa 22!
    Estou ansiosa pela leitura desde quando a Carina Rissi falou sobre o livro... Mas não consigo encontrar tempo nem para os livros de parceria :(((

    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho vários nessa série que comprei e não li, hahahaha.
      Não vou falar mal do livro, porque cada gosto é um gosto né. Mas dê uma chance a ele :)

      Um beijo.

      Excluir
  5. Olá!
    Acho que esse livro não muito meu estilo e não me interessei muito.
    Entendo o descontentamento com o final, são tantos livros que a gente lê e o final não é metade do que esperávamos né??

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  6. Já vi outras resenhas falando o mesmo que vc, eu comprei na promoção no sub e estou com o livro na estante não o li ainda, mas pretende ler em breve, espero gostar :)
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu já li esse livro! :3 é tão fofo kkkk O começo achei meio chato, depois fui gostando aos poucos! E no final, nossa, eu imaginei muito que fosse aquilo haha'
    http://mundoemcartas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa