sexta-feira, 3 de abril de 2015

Concurso cultural "Meu blog dos sonhos" - O que você considera importante para o crescimento de um blog?



Hoje vou fazer um post meio super off. A Karly do Antena Antenada lançou um concurso cultural para dar um help ao pessoal da blogosfera. Os participantes precisam fazer um post falando sobre o que eles consideram importante para o crescimento de um blog. Então decidi que vou participar! YAAAEE! Além de poder ganhar o prêmio, que é super legal, acho que posso ajudar um pouquinho aos meus parceiros blogueiros dando dicas de coisas que pude perceber ao longo dessas minhas blogueragens na vida! Legal né? Então vamos ao que interessa!

O que você considera importante para o crescimento de um blog?

Muitas coisas tem que ser levadas em conta quando falamos sobre blogs e sobre o crescimento dos mesmos, mas decidi focar em 5 pontos fundamentais! Não vou contar nenhum segredo revolucionario aqui, mas acredito que seja importante que as vezes nos repensemos esses pontos. Então, bora lá!

1 - AMOR
"Posso usar seu computador?" "Claro"
Isso pode parecer super piegas mas acho que todo o blogueiro precisa amar aquilo que faz. Blogar não deve ser algo que ele faz obrigado, por que precisa, mas sim por que ele quer, por que ele ama, por que ele se diverte com isso. Obviamente nem tudo são flores e tem dias que a gente está meio de saco-cheio e prefere nem tocar no computador, mas essa deve ser a exceção, não a regra. Quando a gente bloga com amor os nossos leitores veem isso. Se for para fazer de qualquer jeito melhor nem fazer né? Então ame seu blog, por que esse é um dos principais ingredientes para o sucesso.

2 - ORGANIZAÇÃO
Você leu o meu blog? Minha vida é uma bagunça.
Está certo que blogar pode ser uma diversão para você e que sua vida pode estar de cabeça para o ar, mas todos sabemos que organização é fundamental para tudo (Até para sua vida!). Se não houver um pequeno planejamento as coisas acabam se amontoando e aos poucos você se vê soterrado em uma mega bagunça e não sabe como sair dali. 
O ideal é que o blogueiro estabeleça uma rotina para o blog. O blogueiro deve separar um tempinho do seu dia ou um dia especifico na semana para o blog, isso deve ser estipulado previamente. Nós blogueiros devemos nos perguntar: Quantos posts quero/posso fazer por semana? Em que dias eu posso blogar? Se você sabe que sua semana é super corrida e que não vai ter tempo , que tal pegar um dia menos agitado e escrever alguns post e deixar programados para a semana? Temos que lembrar sempre que um blog atualizado é um blog de sucesso. É muito chato quando a gente curte muito uma página mas sempre que vai visita-la não encontra conteúdo novo.
O Layout do blog também precisa ser organizado para que os leitores possam encontrar o que procuram. Uma caixinha de busca, um arquivo de postagens de fácil entendimento e uma parte com as T.A.G.s mais usadas no blog são indispensáveis! O seu blog não precisa ser uma bagunça, com um pequeno planejamento você pode administrar tudinho e ainda ser feliz!

3 - DIVULGAÇÃO
Rainha preguiça promove
PRIMEIRAMENTE: DIVULGAÇÃO É DIFERENTE DE SPAM! Spam é chato, incomoda e ninguém curte, só faz pegar mal para o blog!
Dito isso vamos falar sobre divulgação. Tem aquele ditado que diz que a Divulgação é a alma de qualquer negocio, talvez não seja a alma mas com certeza é um dos órgãos vitais (que analogia nonsense! HAHA). A internet está cheia de conteúdo livre e as pessoas estão cheias de tempo livre para visita-los. Com a sua divulgação você pode direcionar esses leitores cheios de tempo livre e direciona-los até seu blog. É importante que você utilize os mecanismos certos, por que se não você faz spam e incomoda os amiguinhos!
Vamos colocar de maneira simples:
Então, fácil né? Lembre-se ser chato e querer enfiar seu conteúdo guela abaixo dos coleguinhas só vai te atrapalhar! Apresente seu blog para o mundo e se as pessoas gostarem elas vão visita-lo!

4 - PENSAR NO LEITOR/SEGUIDOR
Eu amo todos meus seguidores!

Ok, você ama o que faz, se organiza para isso, divulga seu trabalho, mas você faz isso para quem? Além de você mesmo, você deve também agradar seus leitores, seus seguidores. Nós produzimos conteúdos, mas produzimos para que? Para que ele seja lido por outras pessoas obviamente. O blogueiro deve ter uma relação íntima com seus leitores, já que todo nosso trabalho está ali para que eles leiam e para que eles se divirtam. É meio que um ciclo: Você se diverte escrevendo e seu leitor/seguidor se diverte lendo. É assim que as coisas devem funcionar. Quando o leitor se sente querido pelo blogueiro ele sempre volta! Afinal de contas, todos adoramos quando os nossos comentários são respondidos, todos adoramos saber que aquele blogueiro que a gente admira tirou um tempinho na agenda dele só para conversar com a gente! Então a quarta dica é essa: Pense no seu leitor, ele vai gostar do seu conteúdo? O mais importante sobre essa dica é que você agrade o seu leitor mas que continue sendo você mesmo, faça com que gostem do seu conteúdo e de você pelo que são, não tente mudar para agradar todo mundo por que no fim vai ficar falso e não vai agradar nem a você mesmo.


5 - BOTAR A CARA NO SOL

Esse é meu jeito de dizer: MIGA SE JOGA! Se comprometa com o blog, de a cara a tapa e continue sempre tentando, se você produz conteúdo com amor, se você dá atenção a essa parte da sua vida ela vai sim ser bem sucedida! Se empenhe, busque sempre aprender coisas novas, busque se adaptar as novas tecnologias! Está tudo ai para você pegar, mas para isso você precisa ter vontade e acreditar em si mesmo e no seu blog! Se as coisas não deram certo, se você não conseguiu aquela parceria, ou se seu blog não está tendo muitas visitas, saiba que isso pode ser revertido e que se você se empenhar e der um pouquinho de sorte você consegue chegar lá! Estou sendo muito positiva: SIM, mas a verdade é que, se a gente não for positivo a vida acaba ficando super triste, e tristeza atrai tristeza, já amor, positividade e felicidade só atrai coisa boa né? Tipo eu atrai vocês para lerem esse post aqui no blog! <3

UMA DICA EXTRA SUPER IMPORTANTE QUE DISPENSA COMENTÁRIOS É:
Não seja um hater, querido.
Bom queridos blogueiros e leitores, chegamos ao fim desse post tão informativo(?) espero que essas dicas basicas possam ajuda-los a melhorar seus blogs e quiça suas vidas! AHAHA, também espero ganhar essa promoção por que ó, como vocês já viram aí em cima ser blogueiro é tudo de bom mas não é mole não! 
Se tu está afim de participar também saiba que tem aqui uma concorrente muito forte, só que não! HAHA vai lá no blog da Karly e te informa sobre como funciona o concurso: http://www.antenantenada.com/2015/03/concurso-cultural-meu-blog-dos-sonhos.html

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. O que dizer desse blog que eu mal conheço e já considero pacas? ~muito engra~

    Guria, concordo com tudo o que tu disse no post! Todas as dicas são válidas e todo ser humano sensato deveria parar de ir no blog alheio apenas comentar: "adorei teu blog, passa lá no meu", porque isso ENCHE O SACO E DEIXA A GENTE PUT@ DA VIDA. Bem, pelo menos me deixa assim, huehue.

    Mas enfim, QUE BLOG DELÍCIA É ESSE GENTE, COMO EU NUNCA LI ELE ANTES, SANTO DEUS D'ALESSANDRO, COMO PUDE PERDER TEMPO LENDO BLOGS COPIADOS DE OUTROS E NUNCA LI ELE, AFF!! Como deve ter percebido, eu gostei muito do teu blog, parabéns! Nova leitora aqui *-*

    http://conte-estrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAHAHHA
      Que bom que tu gostou, tá permitido voltar sempre! HAHA
      É muito chato spam né?

      Excluir
  2. Oi Camila, adorei o post. E concordo com tudo. Estou torcendo por você! ^^
    Adorei seu blog, é muito fofo. E já estou seguindo.
    Beijos e sucesso!

    estilolia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Show, Camila. Gostei muito desse post e achei suas dicas super valiosas. Tenho um blog que é novo ainda e faço pq amo e pq precisava de um cantinho só meu,e de minhas amigas, pra gente postar sobre nossos amados livros. Comecei a divulgar faz pouco tempo e desse jeito que vc falou, comentando em outros blogs, deixando o meu link. Pq a verdade é que eu achava que devia ficar na minha e não sair fazendo propaganda, enfiando meu link e pedindo "Por favor, me segue que eu te sigo tb?". Não acho muito legal, pois acho que a pessoa tem que seguir por vontade própria e não se sentir obrigada.
    Tomara que vc ganhe, pois vc mandou super bem. E se vc me ajudou, com certeza ajudará outros iniciantes.
    Beijos
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que tu gostou!
      É muito legal fazer as coisas por que temos vontade né? É muito chato quando o pessoal só quer divulgar e não quer conhecer o trabalho do outro.
      Ai tomara mesmo, vamos torcer! rs

      Excluir
    2. Sim, sim. E na internet tem espaço pra todo mundo e como todo viciado em livro gosta de conversar sobre livro, nada como trocar figurinhas com os amiguinhos. XDD
      Estou torcendo! ;)

      Excluir
  4. Ai que demais! Super adorei o seu post, Cam *-*

    E eu concordo com tudo o que você falou! Sabe algo que irrita é quando alguém entra no meu Blog pra dizer "estou te seguindo, sdv?", ou então "adorei o post", poxa! A gente tem tanto trabalho e dedicação pra montar, escrever uma postagem inteirinha aí chega um...! e faz isso?

    Na boa! Irrita! Eu nunca que vou pedir pra qualquer um seguir meu Blog! Eu procuro seguir os Blogs que eu visito e gosto, deixo o link do meu sempre no fim do post, cabe ao blogueiro retribuir ou não a visita. Mas se tem algo que eu realmente concordo em tudo: é bloggar com amor! <3

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom!
      AAA, isso é muito chato, desanima, por que a gente percebe que a pessoa nem leu nada né? Irrita mesmo, tamo junto.

      Excluir
  5. Oi Camila
    Você disse tudo nessa postagem, e concordo plenamente.
    Primeiro de tudo amar o que faz, acho que este é essencial, pq o resto é consequência.
    Gostei também do item 4, acho mega importante responder aos comentários e também fico muito feliz quando recebo resposta ou a visita de alguém e é assim que vamos conquistando os leitores e fazendo amizade.
    Adoreiii. :D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim né, o começo é ai mesmo, no amor!
      É legal né? Demonstra que nos deram atenção!

      Excluir
  6. Eu estou precisando de mais organização esses dias hehehe mas um blog é feito principalmente de amor, como você disse, e se você não está blogando por amor e sim por interesse, volte duas casas! Divulgar o blog é uma etapa difícil, ao meu ver, mas ninguém gosta de spam. Adorei seu post <3

    Blog: Café Com Babis :}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, essa é a parte mais dificil na verdade, quero fazer um planner para mim para ver se melhora!
      Que bom que gostou Babis, adoro seu blog!

      Excluir
  7. Cami!!!! Amei seu post, bem criativo e com dicas valiosas! Amei sua participação.
    Obrigada por participar e boa sorte!
    Beijos

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa