domingo, 8 de novembro de 2015

Dicas para cuidar dos seus livros


Oi livrologos! Com toda esse reformulação do blog achei que seria legal trazer conteúdos diferentes mas ainda no universo dos livros. Como acompanho muita gente nos Blogs Literários e no Booktube e me interesso bastante pelas estantes (As vezes até babo, o que obviamente é muito normal!), fico percebendo a maneira como eles armazenam e organizam seus livros, e as vezes surge uma vontade de dar um puxãozinho de orelha! Calma, Deixa eu explicar porque. Quando estava cursando o Técnico em Biblioteconomia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) eu tive uma cadeira que chamava Preservação e Conservação de Acervos Bibliográficos I, o nome da cadeira é auto-explicativo, estudávamos a melhor maneira de preservar e conservar os livros em uma biblioteca. É obvio que muitas medidas não são necessárias para o nosso acervo pessoal. Nem tem como comparar nossa estante e querer tomar as mesmas medidas que uma instituição maior, como uma biblioteca, necessita, mas existem algumas coisas que podemos aplicar a nossa vida, e fazer com que nossos livrinhos queridos durem mais tempo no seu melhor estado! Vale ressaltar que essas são dicas e que você não precisa necessariamente segui-las, não é minha intenção sair ditando regra, então sinta-se livre para fazer aquilo que você acha melhor!

  • Escolha bem onde vai armazenar os livros!
Se você guarda os seus livros em uma estante, saiba que o local em que ela se encontra é super importante! A estante não deve receber diretamente raios solares! O calor em excesso vai quebrando a fibra do papel e contribui para o amarelamento e manchas na capa e nas paginas. Também evite lugares muito úmidos, azuleios, paredes de concreto ou madeira que retem muita umidade podem estragar os livros se sua estante for vazada na parte de trás. Essa umidade pode trazer mofo ao livro, e ninguém quer ver seus filhos cheios de manchinhas verdes né? Então o ideal é um lugar quentinho, mas sem o sol diretamente nos livros, um lugar que tenha uma boa ventilação já é dez! Evite deixar a estante de frente para a janela! Por esses motivos o local ideal para armazenar os livros em uma estante e não em baus ou armários, pois eles não tem muita circulação de ar, o papel precisa respirar!
  • Retire o livro da estante colocando  mão no meio da lombada.
A gente tem muito esse costume de pegar o livro por cima quando vai tirar da estante, mas o ideal é puxar o livro ali do meio mesmo, pois colocar força no topo da lombada pode soltar a costura e deixar as paginas do livro soltas da capa. Quando a gente pega o livro por cima não envolve todo o conteúdo e acaba puxando mesmo mais da capa do que as paginas.
  • Organize os livros na posição vertical.
Esse é o erro mais cometido. Até eu no momento tive que me render a essa maneira de organizar os livros. Acontece que muitas vezes pela falta de espaço a gente começa a fazer pilhas com os livros. No momento estou sofrendo com esse mau, e tenho tiques nervosos sempre que olho aquelas pilhas lá e já estou providenciando uma outra estante para organizar direito. O problema de empilhar os livros é obvio, os livros mais acima pressionam os de baixo e acabam amassando os livros e deixando eles mais fracos quando vamos manusear. 

  • USE O MARCADOR DE PAGINAS!!!!!!!!! JAMAIS USE A ORELHA!!!!!!!!!
Gente, gente, pode parecer bizarro, mas em pleno 2015 ainda tem gente que acha que a orelha do livro serve para marcar página, NÃO SERVE! Ela serve para acrescentar informações sobre o autor e a sinopse do livro, ela existe para isso, ela não existe pra marcar as páginas. Sempre que possível use um marcador. Prefira não marcar as paginas com outra coisa que não seja um marcador destinado a isso, as vezes não temos um marcador a mão e acabamos enfiando qualquer coisa dentro do livro. Isso não é muito legal pois pode manchar ou amassar as paginas. (Já usei uma nota fiscal e quando tirei toda a tinta dela foi parar nas folhas do livro. ): Já coloquei uma flor dentro de outro e ele ficou todo melecado, enfim, péssimas experiencias). Aqueles marcadores de pelúcia são super amores, mas muitas vezes não são muito legais para os livrinhos. 
  • Evite folhear o livro com as mãos sujas.
Essa dica parece obvia, mas as vezes a gente esquece! Então se tu comeu alguma coisa dê uma lavadinha na mão antes de pegar no livro. Muitos leitores são malucos por café ou chá, então é legal tomar cuidado para não virar pois esse é o tipo de coisa que deixa uma marca permanente no livro. Também é legal evitar folhear um livro logo após passar creme nas mãos, pois o livro absorve. Também é bom não ficar passando a mão no rosto ou nos cabelos pois a gordura fica nas mãos e a folha de papel absorve tudinho.
  • Evite poeira e mantenha as prateleiras sempre limpas!
Outra coisa obvia, mas é legal ressaltar que existem maneiras corretas de limpar a estante. É ideal evitar água, mas se a sujeira for muito grande um pano levemente molhado deve ser passado nas prateleiras e os livros só devem voltar para lá quando ela estiver totalmente seca. Para os livros passe uma flanela seca suavemente para retirar a poeira. 
  • Tome cuidado com as pragas!
A unica coisa que ama mais seus livros do que você são as traças! Traças, cupins, baratas e ratos(se você come enquanto está lendo livros) são atraídos para estantes. Desses só a traça busca de verdade o livro. Como eu falei, ratos e baratas buscam aqueles restinhos, farelos, resquícios de comida que ficam entre as paginas se a gente come enquanto lê. O cupim busca a madeira, e se o livro está no caminho ele escava as páginas para chegar ao seu objetivo final. Para evitar esses animaizinhos asquerosos é essencial que a estante e os livros estejam sempre limpos. Tem quem use sachês de ervas naturais para espantar esses bichinhos com o cheiro, mas não acho muito legal por que pode acabar manchando as páginas.


Como eu fiz só a parte I da cadeira acabei não me aprofundando muito e essas são as dicas básicas que posso dar pra você! Se você já tem um ou mais livros doentinhos, indico que procure um bom restaurador na sua cidade e leve o livro para lá. Não é barato restaurar um livro, mas se ele é importante pode ser que haja solução. Evite deixar os livros embolorados ou com marcas de traça junto aos demais pois é que nem sarampo no prézinho, pense na sua estante como o jardim de infância, quando um pega, todos pegam! 
Eu espero que tenha ajudado um pouco e que você possa aproveitar essas dicas! Digo novamente, nada disso é obrigatório e você não é uma pessoa horrível se não tiver tempo para fazer tudo isso por seus livros. Super apoio que livros lidos tem que ter cara de lidos e que tem muitas coisas que são exageros que alguns leitores cometem, mas muito pode ser evitado e o livro pode durar mais tempo e assim mais pessoas podem ter acesso a informação nele contida!
Você curtiu esse post? Quer mais posts assim no blog? Quer que eu fale um pouco sobre o curso técnico e a Graduação em biblioteconomia? Avisa aqui nos comentários, que o feedback é muito importante!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Preciso aprimorar alguns cuidados. Depois que voltei a morar na minha antiga cidade e me desfiz da minha estante de livros, a coisa degringolou ... não ter um local adequado meio que fez com que vários cuidadores regredissem. Mas o que eu mais tenho medo são das traças !!

    ResponderExcluir
  2. Eu to acumulando alguns em pilhas também pro falta de espaço mas não gosto não e to sofrendo com traças, já tentei varias coisas, agora vou trocar a prateleira por uma que já vem com um produto anti-traça e cupim, vamos ver se melhora.
    http://www.hurricanestars.com/

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa