Resumo do filme Como eu era antes de você

Como eu era antes de você é um filme de romance e drama que versa sobre o relacionamento de Willam Traynor, um homem que ficou tetraplégico após ser atropelado por uma moto, e Louisa Clark, uma jovem moça muito simpática contratada para cuidar dele. Se você quiser saber um pouco mais sobre a história, continue lendo o resumo do filme Como eu era antes de você logo abaixo.

O filme foi lançado em 2016 como uma adaptação do livro de mesmo nome de Jojo Moyes e dirigido Thea Sharrock. Com um custo de 20 milhões de dólares e uma receita de mais de 200 milhões, ganhou o prêmio People’s Choice Awards na categoria dos filmes favoritos de drama.

Resumo do filme Como eu era antes de você

Resumo do Filme Como eu era antes de você - capa
O filme começa com o homem jovem muito feliz com o que tinha. Possuía tudo que queria, uma namorada linda, uma mansão e um emprego de sucesso. Certo dia, após sair atrasado de casa para o trabalho, é atropelado por uma moto em alta velocidade.

Em outra cena, Louise Clark, uma mulher de 26 anos, cujas roupas a faziam parecer ter 12, trabalhava alegremente em um Café até que seu chefe decide que não precisa mais dela. Em uma conversa com seu namorado durante uma corrida casual, ele aconselha ela a arrumar outro trabalho numa agência de empregos.

Entretanto, Lou já tinha tentado diversos outros serviços sem sucesso. Nada parecia agradá-la mais. Apesar disso, ela não tinha outra escolha. Precisava trabalhar para ajudar sua família que se encontrava em um estado de extrema dificuldade financeira.

Dialogando com o auxiliar da agência, consegue um emprego de cuidadora de uma suposta pessoa portadora de deficiência. Ela escolheu esse emprego, inicialmente, por ser bem remunerado, visto que estava precisando de dinheiro.

O Castelo

Ao chegar no lugar marcado para a entrevista, fica maravilhada com a casa, ou melhor, o castelo. Uma mulher então aparece e começa a entrevista de emprego. Lou se atrapalha toda dizendo que nunca teve experiência em ser cuidadora de pessoas com deficiência, confunde a enfermidade do doente e pensa que a entrevistadora era esposa dele.

Como eu era antes de você - Castelo
A senhora Traynor explica que ela é a mãe de Will, um homem tetraplégico que havia sofrido um acidente de moto. Mas decide contratar Louisa na esperança de que a garota pudesse levantar os ânimos dele novamente.

Will Traynor somente passa seu tempo com o enfermeiro, Nathan, que é o responsável pelos exercícios e pelos remédios. No fundo, ele sabe que, por conta da lesão na espinha, Will permanecerá sem o controle do seu corpo para sempre.

Ao conhecer Lou, Will, que estava passando por um período sério de depressão por não ter mais a vida que gostaria, a trata com arrogância e indelicadeza no início, mas ela continua com sua simpatia radiante, sorrindo para todos os lados e sempre lhe oferecendo uma xícara de chá.

Apesar disso, Will só fica reclamando da vida. Rabugento, exige que a moça pare de tagarelar perto dele. Durante vários dias, Will ignora completamente Louisa, apesar de ela aparecer com as roupas mais extravagantes.

Passados 10 dias nessa ocupação, Lou começa a se sentir mal sobre seu trabalho. Ela sente que, por mais que tente ser uma boa pessoa e passar um clima de alegria, jamais conseguirá penetrar aquela frieza do rapaz.

Certo dia, Will recebe duas visitas: sua ex, Alicia, que o largou após o acidente, e seu melhor amigo, Rupert. Eles começam a dar desculpas sobre o porquê não o visitaram antes. Depois disso, contam que estavam juntos desde a tragédia, como se essa situação os tivesse unido. Acabam revelando também que estavam noivos.

Will então se sente traído e magoado, chegando a quebrar as antigas fotos do seu relacionamento com Alicia, as quais Lou consegue consertar na manhã seguinte.

O namorado de Lou a convida para passar ferias com ele na Noruega. Ela demonstra um pouco de animação que rapidamente acaba, já que seu namorado logo deixa transparecer que seu interesse principal na viagem é participar de um torneio de corrida, o famoso triathlon Viking na Noruega.

Enquanto isso, William continua sendo rude com Lou por achar que ela é uma idiota, mas ela só estava tentando ser gentil, visto que conhece o sofrimento dele. Cansada de ser atormentada todo dia, ela decide confrontá-lo. Isso parece amolecer um pouco o coração de pedra do rapaz.

Molahonkey

Certo dia, Will se sente mal e, em meio a solidão num dia chuvoso, resolve chamar Lou para assistir um filme francês legendado com ele. Ela tenta evitar, dizendo que odeia filmes legendados e que nunca havia assistido um, mas aceita e se surpreende com a qualidade do filme.

Como eu era antes de você - Resumo
Eles começam a ter intimidade e passam a se conhecer melhor. Saem para caminhar juntos e Will parece estar mais receptivo, o que transmite um sentimento de espanto em sua mãe e em todos os que conviviam com ele antes do aparecimento de Lou. Com o tempo, os dois se tornam melhores amigos, conversam sobre os mais variados assuntos. Will fala sobre os diversos lugares para os quais viajou e sobre tudo o que já viu e sentiu. Ao passo que a Lou só resta admirar, pois não tinha hobbies e nunca havia viajado ou conhecido lugar nenhum.

Louisa descobre que a deficiência dele é irreversível e que ele sofre muito por isso. Will se sente mal por conta de um resfriado e deixa Lou muito preocupada. Cuidando dele, percebe algumas feridas em seu pulso. Ele havia tentado se matar!

A moça nem vai embora pra casa durante a noite e descobre como o acidente ocorreu. Will então pede para que ela conte algo bom e ela começa a cantar a musica molahonkey.

A Descoberta

Em um outro momento, Louisa ouve os pais de Will conversarem e descobre que Will deu a eles 6 meses para poderem se despedir, pois pretendia cometer suicídio assistido em uma organização chamada Dignitas na Suíça, onde isso é permitido.

William nunca conseguiu superar o acidente. Sua vida mudou completamente e ele não consegue lidar com essas mudanças: os preconceitos, as dificuldades e a prisão que é viver em uma cadeira de rodas, dependendo de todos até mesmo para se alimentar. Isso tudo o levou a uma depressão profunda.

No entanto, Lou não pretende deixar Will se matar. Irá fazer de tudo para que isso não ocorra. Ela organiza várias viagens e atividades para o fazer mudar de ideia. No começo, a deficiência de Will causa alguns imprevistos e isso o deixa mais desanimado ainda. Mas, com o tempo, eles passaram a se divertir. Eles vão a uma corrida de cavalos, a um concerto de Mozart e até ao casamento da ex de Will, Alícia, com seu melhor amigo.

Resumo do filme Como eu era antes de você - Concerto de Mozart
Algum tempo depois, Will vai à festa de aniversário de Lou na casa dela e conhece sua família. Durante o jantar, Will descobre que o pai de Lou perdeu seu emprego por causa de um antigo aprendiz seu. Mais tarde, oferece para ele um emprego de chefe de manutenção no Castelo Stortfold de sua família. Tudo isso para que Lou pudesse conquistar sua liberdade financeira.

Pouco a pouco os dois vão ficando cada vez mais íntimos. Isso leva ao fim do relacionamento de Lou com Patrick, que já não estava tão estável mais. Nem mesmo um jantar romântico que Patrick fez para Lou foi capaz de melhorar o clima entre os dois, que acabaram brigando e se separando de vez.

A Grande Viagem

Por outro lado, Lou se divertia muito com Will e estava preparando uma grande viagem para que ele mudasse de ideia sobre a eutanásia. Desta vez, eles foram passar férias com todas as despesas pagas pela família de Will em uma ilha paradisíaca chamada Maurícia. Era a última chance que Lou tinha de mudar a cabeça de Will.

Resumo do filme Como eu era antes de você - Férias na Ilha
A experiência foi mágica. Lou ficou maravilhada pela beleza exótica do lugar, sem mencionar seus sentimentos que cresciam por Will. Na última noite da viagem de férias, Lou beija Will e declara seu amor para ele, dizendo que sabe sobre seus planos de praticar eutanásia, mas deseja que ele fique com ela.

Lou e Will se beijam - Como eu era antes de você
Will, apesar de dizer que também a ama, fala que não consegue viver mais desse jeito. Queria sua vida de volta e, por mais que tenham sido ótimos os momentos passados com ela, ele não se sente mais a mesma pessoa. Além disso, não queria “condenar” Lou a viver para sempre uma “meia-vida”, ao invés de uma vida completa, sem contar que também não suportaria que ela, um dia, sentisse pena dele. Ele a convida para passar seus últimos momentos com ele e sua família na Suíça, onde cometerá o suicídio assistido.
Ver Também:

Will seguirá com o plano!?

Furiosa e de coração partido, ela ignora William pelo resto da viagem e, ao chegar em Londres, vai direto para casa sem falar uma palavra de despedida com ele. Mas ela sabia que poderia não vê-lo mais depois disso, então decide acompanhá-lo durante seus momentos finais de vida. Nem mesmo sua mãe, que não concordava com uma atitude dessas, conseguiu impedi-la de ir. Ela dá um jeito de chegar à instalação Dignitas a tempo e compartilha um momento de grande ternura com Will até a hora do procedimento.
Como eu era antes de você - dignitas Resumo
Antes de morrer, Will havia escrito uma carta de agradecimento à Lou que só poderia ser aberta em um Café em Paris. Lou, então, algumas semanas depois, vai ao Café e lê a carta. Nela estava escrito que Will havia deixada para ela uma quantia considerável de dinheiro para que pudesse voltar a estudar e seguir seus sonhos novamente. Também havia um pedido de desculpas por ter lhe causado tanto sofrimento e uma mensagem de esperança para que Lou pudesse sair dessa dor como uma pessoa renovada. Assim termina o aclamado filme Como eu era antes de você.
Me before you - letter

Resumo das críticas sofridas pelo filme Como eu era antes de você

Segundo a revista “The Hollywood Reporter“, a escolha do ator Sam Claflin para o papel de William desagradou, pois muitos queriam ver um deficiente real representando esse personagem, que é um dos principais da trama.

Além disso, a crítica caiu em cima do filme Como eu era antes de você por passar uma mensagem negativa a respeito de quem possui deficiência. Segundo os mais radicais, o final do filme mostrou um deficiente que tinha tudo para aceitar sua vida do jeito que era, mas mesmo assim resolveu seguir com a eutanásia. Isso demonstraria que pessoas portadoras de deficiência não teriam nenhum motivo para viver.

Desta forma, entenderam que o filme estaria advogando o suicídio como uma forma de alívio para os deficientes, incentivando-os a se matarem pelo simples fato de possuírem alguma incapacidade. Pessoas no Twitter começaram a postar mensagens sobre o filme com a hashtag #MeBeforeEuthanasia (#ComoEuEraAntesDaEutanásia) fazendo um trocadilho com o título em inglês do filme Me Before You.

Conclusão do resumo do filme Como eu era antes de você

Como eu era antes de você é um filme que deixa qualquer um chorando, curioso e querendo mais no final. Não é um filme de romance para quem tem o coração fraco, mas a história é tão belamente escrita que nos mostra que nunca é tarde demais para começarmos a viver verdadeiramente e que também não há vergonha em desistir, desde que lutemos até o final com tudo o que tivermos.
O que você achou desse resumo do filme Como eu era antes de você? Você já assistiu algum filme triste? Se sim ou se não, comente aí embaixo! É de graça.

13 Comentários para “Resumo do filme Como eu era antes de você”

  1. Nossa eu chorei muito com o livro, depois chorei horrores com o filme e agora tô quase chorando com o resumo. So de lembrar já fico triste com o q aconteceu, ele podia tanto ter sobrevivido né. Ia economizar um monte de lenços. Mentira nem tenho dinheiro pra lenço não kkkkk

  2. Nunca assisti esse filme mas pretendo logo logo. Pelo q eu vi aqui parece lindo demais. Brasileiro que gosta de botar defeito em tudo mesmo, nem o ator se livrou. Qual problema em alguém q não é deficiente fazer papel de cadeirante agr? É muito mimimi MDS

  3. O filme mais triste q eu já assisti foi aquele do cachorrinho q fica esperando o dono que já morreu. Nossa aquele filme lá me deixou mal por uma semana. Mas como já faz tempo q assisti me esqueci do nome. Alguém sabe o nome?

  4. Gostei muito do filme mas, fiquei muito triste, chorei até. Puxa Will podia escolher viver, na vida tudo pode acontecer. E sempre aparece alguém no caminho. Gosto de finais felizes mais tudo bem.

  5. Vi apenas o triller com a musica, sem falas, então achei que era era possuidor de uma doença fatal e não tive coragem de assistir. Agora ao começar a ler o resumo, fiquei feliz pq não era doença e sim acidente e, certamente, ele não ia morrer no final, mas me enganei. Concluindo, não assistirei, apesar de uma historia linda, acho que no finalzinho ele poderia ter desistido da autanásia por causa dela. Afinal, o que valeu ela ter entrado na vida dele e ter feito a diferença?

  6. Nao gostei do final, a vida é bela , Deus nos deu a vida somente ele pode tirar… Deus deu uma nova chance de vida a ele mais ele fez foi tirar a própria vida…

  7. Achei horrível! Imaginava um filme de romance com um final feliz de superação não uma história triste dessas em que o amor tinha tudo para vencer. Realmente passa uma mensagem muito negativa. Perdi minha noite de sono assistindo.

    1. Olá Dani,
      Como eu já disse anteriormente, uma das críticas mais fervorosas ao filme e ao livro “Como eu era antes de você” é justamente essa questão. Uma pessoa que praticante renasceu, que tinha tudo o que qualquer um poderia querer (tirando o fato da paralisia), escolher desistir é realmente desanimador. Acredito que foi isso que tornou a obra tão famosa, no entanto.
      Se não houvesse a eutanásia, na minha opinião o livro não ganharia tanta fama assim.
      Obrigado por comentar! Volte sempre. Abraços!

  8. Comecei a ver o filme ontem. Nessas reprises, no Megapix, se não me engano. Estava incrível, as atuações dos protagonistas fantásticas, mas resolvi antes da metade verificar na net o que acontecia no final, pois tava com cara de ser essa merda de final…
    Parei de assistir.. Já tem muita coisa triste na vida real.. Concordo com o pessoal que criticou.. Não devemos nunca desistir…..Nunca.

  9. gaelra o filme não e sobre ele, e sobre ela , will já estava determinado , quem mudou foi ela, veja o final ela deixou o namorado retardado a família e foi viver a vida dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.