10 Livros de Dinossauros para fans de qualquer idade

Está procurando um bom livro de dinossauros para ler ou presentear? Pois veio ao lugar certo. Se você, assim como eu, sempre gostou dessas feras perigosas enquanto era criança e levou a obsessão para a maioridade, vai adorar esses livros. Algumas obras são históricas e serviram de inspiração para sucessos do cinema, outras nem tanto conhecidas começam a conquistar leitores pouco a pouco. 

Selecionei também alguns títulos que são ideais para entreter aquelas crianças que provavelmente respirariam dinossauros dia e noite se pudessem. Meu Deus, alguns pequenos realmente ficam viciados nessas criaturas. Pelo menos será mais fácil convencê-los a ler algo com mais de 280 caracteres.

Dez dicas de Livro de Dinossauros para quem adora ficção científica

10 – Dentes de Dragão

Dentes de Dragão - Livro de Dinossauros

Autor: Michael Crichton

Como primeiro da nossa lista de livros de dinossauros temos Dentes de Dragão, uma obra do autor renomado de Parque dos Dinossauros, que conta a história de dois paleontólogos rivais no velho oeste. Ambos fazem de tudo para descobrir e coletar fósseis antigos primeiro que o outro, enquanto, no meio do fogo cruzado, encontra-se William, um estudante que está prestes a fazer a maior descoberta de sua vida.

Sinopse:

O ano é 1876. As tribos guerreiras indígenas ainda povoam os territórios ocidentais da América, até mesmo onde as cidades da corrida do ouro marcam a paisagem. Em grande parte do país, ainda é ilegal defender a evolução. Com esse pano de fundo, dois paleontólogos monomaníacos pilham o Velho Oeste, caçando fósseis de dinossauros, enquanto vigiam, enganam e sabotam um ao outro em uma rivalidade que virá a ser conhecida como a Guerra dos Ossos.

Neste território traiçoeiro, mergulha o arrogante  William Johnson, um estudante de Yale com mais privilégios do que bom senso. Determinado a sobreviver a um verão no oeste para ganhar uma aposta contra seu arquirrival, William se uniu ao mundialmente renomado paleontólogo Othniel Charles Marsh em sua mais recente expedição.

Mas quando o paranóico e misterioso Marsh se convence de que William o está espionando para seu maior inimigo, Edwin Drinker Cope, ele o abandona em Cheyenne, Wyoming, um local de violência e imundície. William é forçado a unir forças com Cope e logo se depara com uma descoberta de proporções históricas. Com esse tesouro extraordinário, no entanto, surge um perigo excepcional, e a nova resiliência de William será testada em sua luta para proteger sua preciosidade, o que o coloca contra alguns dos personagens reais mais notórios do oeste.

Livro Físico e Digital Disponível na Amazon:

Comprar o livro


Ver Também:

9 – Dinossauros Antes do Anoitecer (#1 A Casa da Árvore Mágica) 

Dinossauros antes do anoitecer

Autor: Mary Pope Osborne

Para crianças que estão começando a pegar firme na leitura, nada melhor do que a série A Casa da Árvore Mágica, cujo primeiro título é um dos melhores livros de dinossauro infantis de todos os tempos. Essa obra conta a história de um par de garotinhos que, por algum motivo mágico, são transportados de uma casa na árvore para a era pré-histórica. Agora, eles terão que encontrar o caminho de volta antes que escureça para não irem parar na barriga do dinossauro. 

Sinopse:

De onde veio a casa da árvore?

Antes que Jack e Annie possam descobrir, a misteriosa casa na árvore leva-os ao passado pré-histórico. Agora eles têm que descobrir como chegar em casa. Será que eles conseguem fazer isso antes do anoitecer… ou será que eles irão se tornar o jantar dos dinossauros?

Livro Físico e Digital Disponível na Amazon:

Comprar o livro


8 – Dino Hazard: Realidade Oculta

Livro de dinossauros nacional - Dino Hazard

Autor: Tito Aureliano

Esse é um livro de dinossauros representante dos títulos nacionais. Para quem acha que só americano ou europeu sabe escrever sobre ficção científica, está aqui a prova de que brasileiro também sabe percorrer esses caminhos sinuosos.

Sinopse:

O que você acha de ir parar, por acidente, no Período Cretáceo na companhia de uma equipe de cientistas? Além do fato de ter que lidar com as criaturas mais aterrorizadoras que já andaram pela Terra, como dinossauros e pterossauros, o grupo terá de usar aquilo que possui de melhor, ou seja, a racionalidade e o ceticismo, para conseguir encontrar uma rota de fuga.

Disponível no Kindle Unlimited.

Livro Físico e Digital Disponível na Amazon:

Comprar o livro


7 – Os Senhores dos Dinossauros

Os senhores dos dinossauros

Autor: Victor Milán

Essa é uma obra escrita por Victor Milán e apresenta um mundo completamente desenvolvido. Fans de livros de dinossauros vão amar o ambiente fantástico e as guerras insanas que, por si só, poderiam sustentar a história inteira. Que amante de fantasia não gostaria de imaginar batalhas com cavaleiros montados em bestas sanguinárias? O próprio George R. R. Martin (autor de As Crônicas de Gelo e Fogo) já elogiou o título, dizendo se tratar de uma mistura de Jurassic Park e Game of Thrones.

Sinopse:

Um mundo feito pelos Oito Criadores com o intuito de jogar seus jogos de paixão e poder. O Paraíso é um lugar amplo, diverso e muitas vezes brutal. Homens e mulheres vivem no Paraíso, assim como cães, gatos, furões, cabras e cavalos. Mas os dinossauros predominam: animais selvagens, monstros, animais de carga – e de guerra. Comedores de plantas colossais como o braquiossauro; comedores de carne aterrorizantes como o Alossauro e o mais temido de todos, o  Tiranossauro Rex. Lagartos gigantescos nadam em mares quentes. Aves (algumas com dentes) compartilham o céu com répteis voadores que variam em tamanho, desde insetívoros do tamanho de morcegos até dragões majestosos e mortais.

Assim, mergulhamos no esplendidamente estranho mundo dos Senhores dos Dinossauros, de Victor Milán, um lugar que, para todos os efeitos, espelha a Europa do século XIV com suas rivalidades dinásticas, guerras religiosas e políticas bizantinas… exceto pelo fato de que as armas escolhidas são… dinossauros. Um lugar onde vastos exércitos de cavaleiros montados em dinossauros se envolvem em batalhas. Durante o curso de uma dessas batalhas épicas, o enigmático mercenário Karyl Bogomirsky é derrotado por meio de traição e deixado para morrer. Ele acorda nu, ferido e parcialmente amnésico, mas precisará embarcar em uma jornada que abalará seu mundo.

Livro Físico e Digital Disponível na Amazon:

Comprar o livro


6 – Série de Livros Dinotopia

Dinotopia

Autor e Ilustrador: James Gurney

Sinopse:

Quando Dinotopia de James Gurney apareceu pela primeira vez em 1992, foi imediatamente saudado como sendo um mundo de detalhes do calibre de J. R. R. Tolkien. A premissa de Gurney envolve uma ilha desconhecida onde uma raça de humanos místicos coexiste em harmonia com dinossauros inteligentes. Ela tem sido reiterada em numerosos filmes e por inúmeros outros escritores.


5 – O Bom Dinossauro

O Bom Dinossauro - livro

Autor: Vários autores da Disney

Esse é mais um livro de dinossauros para crianças (ideal para aquelas que estejam no começo do contato com os livros).

Veja mais indicações de livros infantis:

Sinopse:

O Bom Dinossauro conta uma história cheia de humor e originalidade sobre Arlo, um Apatossauro bonzinho com coração cheio de alegria e felicidade.

Depois que um evento traumático perturba a família de Arlo, ele parte em uma jornada memorável, ganhando um improvável companheiro ao longo do caminho: um menino humano. O pequeno leitor que embarcar nessa história nunca mais vai querer parar de ler.

Livro Físico e Digital Disponível na Amazon:

Comprar o livro


4 – Viagem ao Centro da Terra

Viagem ao centro da Terra

Autor: Júlio Verne

Para quem se interessar mais sobre esse livro e não quiser lê-lo (ou só não liga para spoiler mesmo) recomendo darem uma olhada em nosso resumo do Livro Viagem ao Centro da Terra.

Sinopse:

Viagem ao Centro da Terra é um romance clássico de ficção científica de 1864 escrito por Júlio Verne. A história envolve o professor alemão Otto Lidenbrock, que acredita que há túneis vulcânicos indo em direção ao centro da Terra. Ele, seu sobrinho Axel e seu guia Hans descem ao vulcão islandês depois de decifrarem um antigo manuscrito e encontram muitas aventuras, incluindo animais pré-históricos e perigos naturais.

Do ponto de vista científico, essa história não aguentou o teste temporal tão bem quanto outras histórias de Verne, já que a maior parte de suas idéias sobre o que o interior da Terra contém já foi refutada, mas ainda consegue cativar o público quando considerado um clássico da ficção científica.

Livro Físico e Digital Disponível na Amazon:

Comprar o livro


3 – O Mundo Perdido

O Mundo Perdido - Livro de Dinossauros de Conan Doyle

Autor: Conan Doyle

Antes que vocês se enganem, não, esse não é aquele famoso livro de dinossauros que faz parte da coleção Jurassic Park. Esse daqui é uma publicaçã de Conan Doyle, famoso criador de Sherlock Holmes.

Sinopse:

O inquieto intelecto de Sir Arthur Conan Doyle estimulou-o muito além dos enigmas engenhosos que construiu para Sherlock Holmes. Em O Mundo Perdido, Doyle, um devoto dos contos ocultistas e fantásticos de aventura e Mistério, apresenta seus leitores a um professor para lá de aventureiro, um paleontólogo excêntrico, em sua busca repleta de suspense por criaturas pré-históricas nas selvas da Amazônia.

A trupe de peso do professor Challenger inclui um colega cético, o professor Summerlee; o corajoso esportista Lord John Roxton; e o narrador, o intrépido repórter Edward Malone. Quando sua ponte para a civilização desmorona, os exploradores encontram-se abandonados entre os dinossauros e os macacos selvagens.

Originalmente publicada em 1912, esta fantasia imaginativa se desenrola com humor e boa índole satírica. Os fãs de Arthur Conan Doyle irão deliciar-se com esta jóia rara, assim como os apaixonados por livros de dinossauros e aficionados por histórias de aventura.

Livro Físico e Digital Disponível na Amazon:

Comprar o livro


2 – Velociraptor – Raptor Red

Raptor Red - Obra de Dinossauros

Autor: Robert T. Bakker

Sinopse:

“Um par de olhos ferozes, porém maravilhosos, observa a vegetação rasteira das coníferas. Ela é uma assassina inteligente…”

Assim começa um dos romances mais extraordinários que você lerá. A época é 120 milhões de anos atrás, o lugar é as planícies de uma Utah pré-histórica, e os olhos pertencem a uma heroína inesquecível. Seu nome é Raptor Red, e ela é uma fêmea de dinossauro.

Pintando uma imagem rica e colorida de um mundo pré-histórico exuberante, o paleontólogo Robert T. Bakker conta sua história a partir da mente extraordinária de Raptor Red, dramatizando suas teorias revolucionárias neste emocionante conto.

De uma perda trágica à feroz luta pela sobrevivência e de uma ousada migração para o Oceano Pacífico para escapar de um novo e mortal predador, esse maravilhoso livro de dinossauros combina realidade ficção para capturar pela primeira vez os pensamentos, emoções e comportamentos das mais enigmáticas e magníficas criaturas que já caminharam pela face da terra.

Livro Físico e Digital Disponível na Amazon:

Comprar o livro


1 – Jurassic Park

Jurassic Park - Parque dos Dinossauros

Autor: Michael Crichton

Se você achou que esqueceríamos da mais emocionante série de livros de dinossauros, enganou-se. Jurassic Park (ou Parque dos Dinossauros) é um título que ficou incrivelmente famoso ao longo de todos esses anos. E quem é que pode culpá-lo? A franquia inteira é maravilhosa. O primeiro livro se chama Jurassic Park e o segundo se chama O Mundo Perdido.

Sinopse:

Uma técnica surpreendente para recuperar e clonar DNA de dinossauro foi descoberta. Agora as fantasias mais emocionantes da humanidade se tornaram realidade. Criaturas extintas por milênios percorrem Jurassic Park com sua incrível presença e profundo mistério, e qualquer pessoa pode visitá-los… por um preço.

Até que algo dê errado. . . .

Em Jurassic Park, Michael Crichton aproveita todo o seu talento hipnotizante e brilhantismo científico para criar seu tecnotriller mais eletrizante.

Livro Físico e Digital Disponível na Amazon:

Comprar o livro


O que achou dessa lista de livros de dinossauros que separamos para você? Se gostou, não se esqueça de comentar aí embaixo quais foram suas impressões e de curtir nossa página no Facebook. Se tivermos esquecido sua obra favorita não deixe de reclamar também 😀

2 Comentários para “10 Livros de Dinossauros para fans de qualquer idade”

    1. Pois é, fiquei pensando: olha eu quando criança… adorava dinossauros e tudo mais.
      Apesar disso parece q me desvirtuei desse gosto pq faz muito tempo q nem lembrava disso. Parabéns pelos livros, vou procurar um dessa lista pra ler, já tô com um em mente na vdd

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.