12 Livros de Ernest Hemingway que você precisa ler

Quem já leu sabe que os livros de Ernest Hemingway são mais do que bons, são obras de arte. E se você gosta do autor e quer saber mais sobre as suas melhores obras, continue conosco que iremos viajar por praticamente toda sua carreira de escritor.

Para quem ainda não o conhece, posso dizer que Hemingway foi um dos maiores novelistas americanos de ficção do século XX. Além de ser um veterano de guerra, foi um jornalista muito aventureiro, trabalhando como correspondente internacional para jornais e revistas. Em 1954, ele ganhou o prêmio nobel de literatura e deixou para as futuras gerações um legado de obras que continuam influenciando aspirantes a escritores até os dias atuais.

Os melhores livros de Ernest Hemingway de toda a sua carreira

12 – O Jardim do Éden

jardim do éden Livros de Ernest Hemingway

Sinopse:

Um best-seller sensacional quando apareceu em 1986, O Jardim do Éden é o último romance incompleto de Ernest Hemingway, no qual ele trabalhou intermitentemente de 1946 até sua morte em 1961. Situado na Costa Azul na década de 1920, ele conta a história de um jovem escritor americano, David Bourne, sua esposa glamourosa, Catherine, e o jogo perigoso e erótico que eles fazem quando se apaixonam pela mesma mulher. Comprar Livro.

11 – Paris é uma festa

Paris é uma festa

Sinopse:

Publicado postumamente em 1964, Paris é uma festa continua sendo um dos mais adorados livros de Ernest Hemingway de todos os tempos. É sua obra clássica de memórias de Paris nos anos de 1920, cheia de retratos irreverentes de outros gênios, como F. Scott Fitzgerald e Gertrude Stein; lembranças ternas de sua primeira esposa, Hadley; e lembranças perspicazes de suas próprias primeiras experiências com seu ofício.

É uma festa literária, brilhantemente evocando o humor exuberante de Paris após a Primeira Guerra Mundial e o espírito jovem, a criatividade desenfreada e o entusiasmo insaciável que o próprio Hemingway sintetizou. Comprar Livro.

10 – Verdade ao amanhecer

Melhores livros de Ernest Hemingway - Verdade ao amanhecer

Esse é um dos clássicos livros de Ernest Hemingway. Aqui você irá perceber que a imaginação do autor era sem limites.

Sinopse:

Como um autorretrato revelador e uma dramática crônica ficcional de seu último safári africano, essa intrigante obra de Ernest Hemingway foi escrita quando ele retornou do Quênia em 1953. Editado por seu filho Patrick, que acompanhava seu pai no safári, Verdade ao amanhecer oferece informações raras sobre o lendário escritor americano.

Misturando autobiografia e ficção, o autor inicia a história no dia em que seu amigo próximo, Pop, um célebre caçador, deixa-o no comando do acampamento do safári, enquanto notícias chegavam de um potencial ataque de uma tribo hostil.

O drama continua a se construir enquanto sua esposa, Mary, persegue o grande leão de juba negra que se tornou sua obsessão, e Ernest se envolve com uma jovem africana que supostamente planeja levar como uma segunda noiva.

Cada vez mais encantado pela comunidade africana local, ele luta entre a atração dessas duas mulheres e as culturas amplamente diferentes que elas representam. Apimentando suas representações de anseios humanos com humor aguçado, Hemingway capta a emoção da caça de animais e a beleza inigualável da paisagem.

Rico em risadas, beleza e profundo discernimento,Verdade ao amanhecer é um extraordinário evento editorial – um trabalho final de tirar o fôlego de um dos nossos escritores mais queridos e importantes. Comprar Livro.

Ver também:

9 – A quinta-coluna

livros de Hemingway - A quinta-coluna

Sinopse:

Marcada como a única peça de teatro completa de Hemingway, A quinta-coluna conta a história da Guerra Civil Espanhola, evocando brilhantemente a tumultuada Espanha dos anos de 1930. Essa obra, que surgiu das aventuras de Hemingway como correspondentes de jornal em torno de Madri, mostra com exclusividade os efeitos da guerra nos soldados, civis e correspondentes enviados para cobri-la. Comprar Livro.

8 – Do outro lado do rio, entre as árvores

Do outro lado do rio, entre as árvores

Sinopse:

Situado em Veneza no final da Segunda Guerra Mundial, Do outro lado do rio, entre as árvores é a história agridoce de um coronel americano de meia-idade, marcado pela guerra e pela falta de saúde, que encontra o amor em uma jovem condessa italiana no momento em que sua vida está se tornando insuportavelmente difícil.

É um amor tão avassalador e espontâneo que revitaliza o espírito do homem e o encoraja a sonhar com um futuro, mesmo sabendo que não pode haver esperança por muito tempo. Abrangendo uma questão de horas, o livro é terno e comovente, mas trágico na sombra inexorável do que está por vir. Comprar Livro.

7 – As Ilhas da Corrente

Hemingway livros - As ilhas da Corrente

Sinopse:

Publicado pela primeira vez em 1970, nove anos após a morte de Hemingway, esta é a história de um artista e aventureiro – um homem muito parecido com o próprio Hemingway. A partir de 1930, As Ilhas da Corrente segue os passos de Thomas Hudson, a partir de suas experiências como pintor na ilha de Bimini, na Corrente do Golfo, através de suas atividades anti-submarinas na costa de Cuba durante a Segunda Guerra Mundial. Ernest alcança o melhor de sua maturidade neste conto sedutor. Comprar Livro.

6 – O Verão Perigoso

Hemingway livros - O verão Perigoso

Sinopse:

O Verão Perigoso é uma crônica em primeira mão de Hemingway sobre uma temporada brutal de touradas. Nessa história vívida, o autor capta o ritmo e a pressão exaustivos da temporada, a camaradagem e o orgulho dos matadores, e o drama mortal como em luta após luta os matadores rivais tentam superar um ao outro com performances cada vez mais ousadas. Ao mesmo tempo, o autor de O Velho e o Mar oferece um autorretrato muitas vezes complexo e profundamente pessoal que revela muito sobre um dos escritores mais proeminentes do século XX. Comprar Livro.

5 – Ter e não ter

Livros de Ernest Hemingway - Ter e não ter

Ter e não ter é um romance arrebatador de Hemingway sobre contrabando, intriga e amor. Precisa de mais alguma coisa?

Sinopse:

Ter e não ter é a história dramática de Harry Morgan, um homem honesto que é forçado a praticar contrabando entre Cuba e Key West como um meio de manter sua família que está financeiramente prestes a ficar em ruínas. Suas aventuras levam-no ao mundo dos iatistas ricos e abastados que se aglomeram na região e envolvem-no em um caso de amor estranho e improvável.

Duramente realista, ainda que com uma das relações mais sutis e comoventes dos livros de Ernest Hemingway, Ter e não ter é a grande aventura literária do autor no seu melhor. Comprar Livro.

4 – Por quem os sinos dobram

Por quem os sinos dobram

Best-seller internacional e aclamado pela crítica como a melhor obra de ficção sobre a primeira guerra mundial, Por quem os sinos dobram é um dos mais emocionantes livros de Ernest Hemingway.

Sinopse:

Em 1937, Ernest Hemingway viajou para a Espanha para cobrir a guerra civil pelo North American Newspaper Alliance. Três anos depois, ele completou o maior romance que surgiu do “bom combate”, Por quem os sinos dobram.

A história de Robert Jordan, um jovem americano nas Brigadas Internacionais ligadas a uma unidade guerrilheira antifascista nas montanhas da Espanha, fala de lealdade e coragem, amor e derrota e a trágica morte de um ideal.

Em seu retrato do amor de Jordan pela bela Maria, seu relato soberbo da última posição de El Sordo e sua relutância em acreditar na fé cega, Hemingway supera sua conquista em suas obras anteriores para criar um trabalho ao mesmo tempo raro e belo, forte e brutal, compassivo, comovente e, além de tudo, sábio.

“Se a função de um escritor é revelar a realidade”, Maxwell Perkins escreveu a Hemingway depois de ler o manuscrito, “ninguém nunca o executou tão completamente”. Maior no poder, mais amplo no escopo e mais intensamente emocional do que qualquer um dos trabalhos anteriores do autor, ele se destaca como um dos melhores romances de guerra de todos os tempos. Comprar Livro ou Ler com o Kindle Unlimited.

3 – O sol também se levanta

O sol também se levanta - livros de hemingway

Sinopse:

O Sol também se levanta, romance exemplar da Geração Perdida, é um dos mais bem trabalhados livros de Ernest Hemingway e um exemplo clássico de seu estilo poderoso de escrita. Com um olhar pungente para a desilusão e angústia da geração pós-Primeira Guerra Mundial, o romance apresenta dois dos personagens mais inesquecíveis de Hemingway: Jake Barnes e Lady Brett Ashley.

A história segue o extravagante Brett e o infeliz Jake enquanto eles saem da vida noturna selvagem de Paris para os brutais anéis de touradas da Espanha com um grupo heterogêneo de expatriados. É uma era de falência moral, dissolução espiritual, amor não correspondido e grandes ilusões. 

Publicado pela primeira vez em 1926, O Sol também se levanta ajudou a estabelecer Hemingway como um dos maiores escritores do século XX. Comprar Livro.

2 – Adeus às Armas

Adeus às Armas

Sinopse:

Escrito quando Ernest Hemingway tinha trinta anos e elogiado como o melhor romance americano a emergir da Primeira Guerra Mundial, Adeus às Armas é a história inesquecível de um motorista de ambulância americano no front italiano e sua paixão por uma bela enfermeira inglesa.

Contra os horrores iminentes do campo de batalha, homens cansados e desmoralizados marcham na chuva durante o ataque alemão a Caporetto; Com uma luta profunda entre a lealdade e a deserção, essa obra emocionante e semi-autobiográfica capta as duras realidades da guerra e a dor dos amantes presos em seus inexoráveis efeitos. Comprar Livro.

1 – O Velho e o Mar

O Velho e o Mar - Hemingway livros

Como um dos melhores livros para aprender inglês, O Velho e o Mar apresenta uma linguagem simples, porém mais do que suficiente para encher os leitores de momentos ora tensos, ora engraçadíssimos. É um dos livros de Ernest Hemingway que você precisa ler para conhecer o autor de verdade.

Sinopse:

O Velho e o Mar é uma das obras mais famosas de Hemingway. Escrito em linguagem de grande simplicidade e poder, o livro conta a história de um velho pescador cubano, nada sortudo, e de sua provação suprema – uma batalha implacável, ao longo da Corrente do Golfo, com um peixe gigante.

Aqui Hemingway reformula, em estilo marcadamente contemporâneo, o clássico tema da coragem em face da derrota, do triunfo pessoal conquistado pela perda. Escrito em 1952, este romance de enorme sucesso confirmou seu poder e presença no mundo literário e teve grande participação em sua conquista do Prêmio Nobel de Literatura de 1954. Comprar Livro.


Esses foram, para mim, os melhores livros de Ernest Hemingway de todos os tempos. Você leu alguma dessas obras do autor? Comente aí embaixo qual foi a que você mais gostou! Aproveite para nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nossas notificações para ficar por dentro das novidades aqui do blog e receber ocasionalmente alguns cupons exclusivos de desconto em livros.

2 Comentários para “12 Livros de Ernest Hemingway que você precisa ler”

  1. Será que vale a pena comprar a coleção inteira? Li um ou dois livros de Hemingway no passado e gostei muito. Mas pelo que eu li nem todos são tão bons assim. Alguns inclusive nem fazem o meu tipo. Adeus às armas foi o mais bem recomendado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.