17 Livros de Neil Gaiman para quem adora Fantasia e Mistério

Os livros de Neil Gaiman são conhecidos pelo surrealismo e pela forma com que o autor consegue transformar uma história amplamente conhecida em uma narrativa completamente diferenciada e original. Diversas das suas obras já viraram filmes ou séries de televisão, sem contar os inúmeros prêmios recebidos e a constante aparição nas mais respeitáveis listas de best-sellers do mundo.

Para quem não o conhece, Neil Richard MacKinnon Gaiman (1960) é autor de diversos romances fantásticos, de histórias em quadrinhos, roteiros e, inclusive, contos. Algumas de suas obras mais famosas são Deuses Americanos, O Oceano no Fim do Caminho e Sandman, ganhadoras de diversos prêmios ao longo dos anos. Em 2018, o escritor entrou para a Royal Society of Literature, uma organização britânica que reúne cerca de 600 dos autores mais estimados de todos os tempos.

Os Melhores livros de Neil Gaiman de Todos os Tempos

10 – Os lobos dentro das paredes

Ninguém duvida da capacidade do autor de escrever livros de fantasia cativantes para o público infantil. Então, nada melhor do que começar com um dos mais aclamados livros de Neil Gaiman para crianças. No entanto, apesar de não conter violência, pode ser um pouco assustador para os pequenos menos aventureiros.

Sinopse:

Lucy tem certeza de que há lobos vivendo nas paredes de sua casa – e, como todo mundo diz, se os lobos saírem das paredes, tudo estará acabado. Sua família não acredita nela. Então, um dia, os lobos saem.

Mas não está tudo acabado. Em vez disso, a batalha de Lucy com os lobos está apenas começando. Comprar Livro.

Outros livros Infantis:

9 – A Bela e a Adormecida

Neil gaiman livros - A bela e a adormecida

Sinopse:

Um conto de fadas reimaginado da combinação verdadeiramente mágica do autor Neil Gaiman e do ilustrador Chris Riddell. Tecendo com um fio de magia negra contos como Branca de Neve e Bela Adormecida, esta história manterá os leitores fascinados do início ao fim.

Na véspera de seu casamento, uma jovem rainha sai para resgatar uma princesa de um encantamento. Ela deixa de lado suas belas roupas de casamento, pega sua cota de malha e sua espada e leva seus corajosos anões para dentro dos túneis sob a montanha em direção ao reino adormecido.

Essa rainha decidirá seu próprio futuro. E a princesa que precisa resgatar não é exatamente o que parece. Distorcendo a tradição com um estilo totalmente novo, este conto perfeitamente delicioso, cativante e sombriamente engraçado mostra seus criadores no auge de seus talentos. Comprar Livro.

8 – João e Maria

João e maria - uma das melhores obras de gaiman

Sinopse:

O autor best-seller Neil Gaiman e o artista plástico Lorenzo Mattotti unem forças para criar João e Maria, um livro impressionante que é ao mesmo tempo tão familiar quanto um sonho e tão evocativo quanto um pesadelo.

As ilustrações de tinta de Mattotti capturam o terror e o desejo encontrados no clássico conto de fadas dos Irmãos Grimm. Gaiman cria um texto original recheado com sua sagacidade e no melhor do seu estilo que certamente se tornará um dos favoritos dos leitores de todos os lugares, jovens e adultos. Comprar Livro.

7 – Mitologia Nórdica

João e maria - uma das melhores obras de gaiman

Sinopse:

Neil Gaiman há muito tempo tem sido inspirado pela mitologia na criação dos reinos fantásticos de sua ficção. Agora ele volta sua atenção exatamente para ela, apresentando uma honrada interpretação dos grandes contos do norte.

Em Mitologia Nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos: Odin, o mais elevado dos deuses, sábio, ousado e esperto; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; e Loki, filho de um gigante; para Odin, irmão de sangue e um trapaceiro e manipulador insuperável.

Gaiman molda essas histórias primitivas em um arco de romance que começa com a gênese dos nove mundos lendários. Após isso, ele mergulha nas façanhas de deuses, anões e gigantes. Certa vez, por exemplo, quando o Mjölnir foi roubado, Thor precisou se disfarçar de mulher para recuperá-lo.

Mais comovente é o conto em que o sangue de Kvasir – o mais sagaz dos deuses – é transformado em um hidromel que infunde bêbados com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo. Comprar Livro.

6 – Stardust – O Mistério da Estrela

Livros de Neil Gaiman - Stardust

Entre os maravilhosos, lindos e estranhos trabalhos literários concebidos pelo criador de Sandman, Neil Gaiman, Stardust – O Mistério da Estrela continua a ser um dos favoritos. Um encantador conto de fadas sobre um jovem que viaja para além dos limites de sua pequena aldeia para encontrar uma estrela caída e conquistar o coração da mulher que ama.

Sinopse:

A vida se move vagarosamente na pequena cidade de Wall – em homenagem à imponente barreira de pedra que separa a cidade de um campo gramado. Aqui, o jovem Tristran Thorn perdeu seu coração para a bela Victoria Forester e para o prêmio cobiçado de sua mão. Tristran promete recuperar uma estrela caída e entregá-la à sua amada. É um juramento que o manda para além da parede antiga e para um mundo que é tão perigoso e estranho que foge dos limites da imaginação. Comprar Livro.

5 – Lugar Nenhum

Livros de Neil Gaiman - Lugar nenhum

Considerado como um dos 100 melhores livros de ficção e fantasia de todos os tempos, Lugar nenhum é um dos livros de Neil Gaiman que mais fez sucesso. Escrita inicialmente como um roteiro para uma série de TV, a obra se transformou em um best-seller.

Sinopse:

Richard Mayhew é um jovem com um bom coração e uma vida normal, mas tudo muda para sempre quando ele resolve parar para ajudar uma menina que encontra sangrando em uma calçada de Londres. Seu pequeno ato de bondade o impulsiona para um mundo que ele nunca sonhou existir.

Há pessoas que vivem em uma cidade logo abaixo da sua e Richard se tornou uma delas. E ele deve aprender a sobreviver nesta cidade de sombras e escuridão, monstros e santos, assassinos e anjos, se é que ele voltará para a Londres que ele conhecia. Comprar Livro.

4 – Coraline

Coraline - Neil gaiman livros

Coraline é um título essencial para conhecer melhor os livros de Neil Gaiman. Nessa obra, o clima surreal de mistério dá um toque especial à história que muitos autores começaram a imitar, mas só Gaiman consegue dominar.

Sinopse:

Quando Coraline passa por uma porta e encontra outra casa estranhamente parecida com a dela (só que melhor), as coisas parecem maravilhosas.

Mas há outra mãe lá, e outro pai, e eles querem que ela fique e seja sua filhinha. Eles querem mudá-la e nunca deixá-la ir.

Coraline terá que lutar com toda a sua inteligência e coragem para se salvar e retornar à sua vida normal. Comprar Livro.

3 – Os Filhos de Anansi

Os filhos de anansi

Esse não é um dos mais conhecidos livros de Neil Gaiman, mas, se você experimentá-lo, garanto que não vai querer largá-lo mais. Como toda obra do mestre da reinvenção, Os Filhos de Anansi é sem precedência. Espanta-me que ainda me surpreendo com a criatividade de uma pessoa…

Sinopse:

Deus está morto. Conheça os filhos.

A vida normal de Charlie Nancy (Fat Charlie) terminou no momento em que seu pai morreu em um palco de karaokê na Flórida. Charlie não sabia que seu pai era um deus. E ele nunca soube que ele tinha um irmão. Agora o irmão está à sua porta – prestes a tornar a vida de Fat Charlie mais interessante… e muito mais perigosa. Comprar Livro.

2 – Deuses Americanos

Deuses Americanos - Gaiman

Sinopse:

Publicado pela primeira vez em 2001, Deuses Americanos tornou-se um clássico instantâneo, uma referência intelectual e artística do mestre da literatura fantástica e vencedor de múltiplos prêmios. Nem os mais otimistas imaginariam o sucesso que seria obra. Tornou-se um dos melhores livros de Neil Gaiman de todos os tempos.

Uma tempestade se aproxima . . .

Trancado atrás das grades por três anos, Shadow só conseguia pensar em sua esposa, esperando silenciosamente pelo dia mágico, quando ele poderia retornar ao seu lar. Um homem que deixou de ter medo do que o amanhã poderia trazer; tudo o que ele queria era estar com Laura, a esposa que ele amava profundamente, e começar uma nova vida.

Mas apenas alguns dias antes de sua libertação, Laura e o melhor amigo de Shadow são mortos em um acidente. Com sua vida em pedaços e nada mais para mantê-lo preso, Shadow aceita um emprego de um estranho que encontra no caminho para casa, um homem enigmático que se chama Sr. Quarta-feira. Um trapaceiro que parece saber mais sobre Shadow do que ele mesmo.

A vida como guarda-costas, motorista e mensageiro de Quarta-feira é muito mais interessante e perigosa do que Shadow imaginou, é um trabalho que o leva a uma viagem escura e estranha e o apresenta a uma série de personagens excêntricos cujos destinos estão misteriosamente entrelaçados.

Ao longo do caminho, Shadow aprenderá que o passado nunca morre; que todos, incluindo sua amada Laura, abrigam segredos; e que sonhos, totens, lendas e mitos são mais reais do que sabemos. Em última análise, ele descobrirá que, sob a superfície plácida da vida cotidiana, uma tempestade está se formando… uma guerra épica na alma da América. Comprar Livro.

1 – O Oceano no Fim do Caminho

Neil gaiman livros

Sinopse:

Um homem de meia-idade retorna à sua casa de infância para assistir a um funeral. Embora a casa em que ele viveu tenha desaparecido há muito tempo, ele é atraído para a fazenda no final da estrada, onde, quando tinha sete anos, ele encontrou a garota mais memorável de sua vida,  além de sua mãe e avó.

Ele não pensava na moça há décadas e, no entanto, enquanto ele se sentava à beira do lago (um lago que ela alegou ser um oceano) atrás da velha fazenda em ruínas onde ela morava, o passado não lembrado voltou à sua mente como mágica. E é um passado muito estranho, assustador demais, perigoso demais para ter acontecido com alguém, ainda mais com um garotinho.

Um trabalho inovador tão delicado como a asa de uma borboleta e tão ameaçador quanto uma faca no escuro, O Oceano no Fim do Caminho é contado com uma compreensão rara de tudo o que nos torna humanos, e mostra o poder das histórias para nos revelar e abrigar da escuridão. Comprar Livro.

Bônus – Melhores Histórias em Quadrinhos de Neil Gaiman

7 – Como falar com garotas em festas

Como falar com garotas em festas - Hq de Neil gaiman

Sinopse:

Como falar com garotas em festas, um dos livros de Neil Gaiman que mais fez sucesso dentre o gênero de HQs, é um romance gráfico com obras de arte extraordinárias da dupla ganhadora do Prêmio Eisner, Fábio Moon e Gabriel Bá. Há pouco tempo se tornou um longa metragem estrelado por Nicole Kidman.

Enn é um garoto de quinze anos que não entende as meninas, enquanto seu amigo Vic parece ter descoberto todos os segredos delas. Ambos os adolescentes estão ansiosos pelo choque que suas jovens vidas estão prestes a levar quando se deparam com uma festa local apenas para descobrir que as garotas de lá são muito, muito mais do que aparentam!

Do escritor de contos ganhadores do Locus Award, de Neil Gaiman, um dos mais célebres autores de nosso tempo, e adaptado em vibrantes ilustrações de tinta e aquarela pela dupla de irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, esta graphic novel totalmente original não é algo que vocês irão querer perder! Comprar Livro.

6 – Miracleman

Miracleman

Infelizmente não é fácil encontrar a versão em português dessa história em quadrinhos de Neil Gaiman. Mas para quem tem um tempinho disponível e é fan de verdade ou para quem sabe ler livros em inglês, Miracleman vale o esforço.

Sinopse:

Cada edição do Miracleman de Gaiman e Buckingham lida com a ideia de uma utopia. Agora que Miracleman e seus aliados salvaram o dia, qual será o próximo passo? Miracleman, para todas as intenções e propósitos, é um deus e criou este novo mundo para deixá-lo para as pessoas. Em um mundo em que milagres podem acontecer a qualquer momento, como determinar o que você faz e o que é feito para você?

5 – Os Livros da Magia

Os Livros da magia de Neil gaiman

OBS: Qualquer semelhança com algum outro bruxo adolescente muito poderoso que usa óculos, voa em uma vassoura e tem uma coruja é mera coincidência. Timothy usa skate, o que é totalmente diferente de uma vassoura. Clarificado qualquer possível mal-entendido, vamos à sinopse!

Sinopse:

Esse é mais um dos fascinantes livros de Neil Gaiman. É um conto sobre os perigos e oportunidades da juventude, além de suas infinitas possibilidades. Ilustrado por quatro dos artistas mais talentosos dos quadrinhos, John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson, Os Livros da Magia introduziu o personagem Timothy Hunter e preparou o palco para suas aventuras contínuas.

Timothy Hunter (Potter?!) pode ser o mago mais poderoso do mundo, mas é isso o que ele realmente quer ser? Guiado através do mundo mágico criado no início dos tempos por um grupo de mágicos do Universo DC, muitas vezes referido como a Brigada dos Encapotados, eles tentam ajudar Timothy em sua decisão de abraçar ou não sua dádiva. No entanto, quando o garoto fizer uma escolha, talvez já não seja mais “sua” escolha. Comprar Livro.

4 – Eternos 

Eternos - HQ capa br

Sinopse:

Durante a década de 1970, a lenda dos quadrinhos Jack Kirby retornou, talvez com sua maior ideia de todas: o universo dos Eternos! Sua criação foi o resultado da incessante curiosidade de Kirby sobre a origem do homem e suas mitologias, mas ele estava definitivamente à frente de seu tempo.

Avancemos para 2006: Neil Gaiman e John Romita Jr., assumiram ousadamente esses conceitos com uma mão amorosa, contando uma história divertida e cheia de mistério, suspense e poder majestoso – tudo como uma forma de ajudar a estabelecer as criações de Kirby como uma parte vital do Universo Marvel de uma vez por todas.

Com o pano de fundo da Guerra Civil da Marvel, os Eternos estão despertando um por um de um sonho estranho, ao mesmo tempo em que aceitam o fato de que eles são muito mais do que as pessoas normais que eles pensavam ser. Eles acham que há pouco tempo para comiserar sobre essas coisas. No entanto, eles são levados a uma luta de vida ou morte que se estende tanto no tempo como no espaço!

3 – Marvel 1602

Marvel 1602 - Neil Gaiman livros - hq

Os livros de Neil Gaiman costumam conter um humor bem peculiar. Mas essa HQ talvez supere tudo. Imagine os super-heróis da Marvel, como os X-Man e o Homem-Aranha, na época do reinado da rainha inglesa Elizabeth I. O mestre da reimaginação conseguiu mais uma vez o que ninguém conseguiria nem mesmo pensar. 

Sinopse:

O ano é 1602, e coisas estranhas estão se agitando na Inglaterra. A serviço da rainha Elizabeth, o mago da corte Dr. Stephen Strange sente que o clima bizarro que assola os céus não é de origem natural.

O principal espião de sua majestade, Sir Nicholas Fury, se esquiva de uma tentativa de assassinato contra a rainha por guerreiros alados que dizem estar a serviço de um déspota louco chamado Doom. Notícias de que há gente praticando magia negra se espalham por todos os cantos.

E no centro do crescente caos está Virginia Dare, uma jovem recém-chegada do Novo Mundo, guardada por um imponente guerreiro indiano. Pode Fury e seus aliados encontrarem uma conexão com esses acontecimentos incomuns antes que o mundo inteiro acabe? Comprar Livro.

2 – Morte

Morte, neil gaiman livros

Sinopse:

Das páginas de Sandman, um dos mais famosos livros de Neil Gaiman, vem a personagem favorita dos fãs, Morte, em uma nova aventura neste standalone!

A primeira história introduz a morte ainda jovem, pálida, alegre e genuinamente simpática. Um dia a cada século, a Morte caminha pela Terra para entender melhor aqueles que, no final, receberão sua visita. Hoje é esse dia. Como uma jovem mortal chamada Didi, Morte faz amizade com um adolescente e ajuda uma mulher de rua de 250 anos a encontrar seu coração perdido. O que se segue é uma reflexão sincera sobre o amor, a vida e (é claro) a morte. Comprar livro.

1 – Sandman

Absolute Sandman de Neil Gaiman

Esse é um dos livros de Neil Gaiman que mais fizeram sucesso no exterior. Apesar de ser uma revista em quadrinhos, foi a primeira a entrar para lista de best-sellers do The New York Times (em inglês).

Sinopse:

A série transcendente de livros de Neil Gaiman, Sandman, é muitas vezes saudada como o título definitivo da Vertigo e uma das melhores graphic novels de todos os tempos. Gaiman criou um conto inesquecível das forças que existem além da vida e da morte, fundindo mitologia antiga, folclore e contos de fadas com seu próprio estilo.

No primeiro volume da saga, uma seita ocultista que tenta capturar a Morte com o intuito de ganhar vida eterna prende, no lugar dela, seu irmão mais novo, Sonho. Depois de sua prisão de setenta anos e sua eventual fuga, Sonho, também conhecido como Morfeus, sai em uma busca incessante por seus perdidos objetos de poder. Em sua árdua jornada, Morfeus encontra Lúcifer, John Constantine e um louco todo-poderoso. Comprar Livro.


Esses foram os melhores livros de Neil Gaiman em nossa opinião. Vocês conhecem mais algum que mereça estar nessa lista? Comentem aí embaixo que ficaremos felizes em responder. Além disso, aproveitem para se inscreverem e receberem todas as nossas notificações em primeira mão.

3 Comentários para “17 Livros de Neil Gaiman para quem adora Fantasia e Mistério”

  1. O bom dos livros de Neil Gaiman é justamente essa habilidade que ele tem de transformar uma história já conhecida e consagrada em um absurdo total. Ele consegue levar um clima totalmente diferente até para os contos dos irmãos Grimm.

  2. A obra que eu mais gostei de Neil Gaiman foi o oceano no fim do caminho. Embora não seja um livro muito grande é incrível como consegue ter de tudo nele. Quando comecei a ler pensei que era mais voltado para um clima fantástico (observação: não tinha lido nada sobre ele, nem resenha, nem sinopse, nada!), mas à medida que fui progredindo na história me vi aterrorizado em alguns momentos como se fosse uma história de terror. Em outros momentos fiquei tenso como uma pedra. Enfim, recomendo muito esse livro, não se engane pelo tamanho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.