Os Melhores livros de ficção e fantasia de todos os tempos

A beleza da ficção é que te leva a lugares profundos da imaginação. Te faz pensar em como a mente humana é capaz de criar histórias imersivas em mundos completamente estranhos, mas com sua própria lógica. Bruxos, dragões, elfos, duendes, fadas e todos os tipos de seres que encontram limites na realidade, conseguem fazer o impossível nas páginas dos melhores livros de ficção fantástica.

E é essa beleza da fantasia que nos possibilita fugir um pouco da vida real e acompanhar as aventuras de personagens misteriosos com personalidades impactantes e que, de uma forma ou de outra, nos inspiram intensamente em nossos afazeres e em nossas relações pessoais.

Assim, se você está a procura de novos títulos para integrar sua estante, continue conosco para descobrir alguns dos melhores livros de ficção e fantasia de todos os tempos. Mais abaixo falamos dos livros mais alternativos e menos conhecidos.

Lista: Os Melhores Livros de Ficção e Fantasia (Mais conhecidos)

Melhores Livros de ficção e fantasia

kellepics / Pixabay

Série de livros “O Senhor dos Anéis” (The Lord of the Rings)

Melhores livros de ficção e fantasia - O Senhor dos Aneis

Criada por J.R.R Tolkien, a série, cujo primeiro livro foi escrito entre 1937 e 1949,  é considerada por muitos críticos literários como a obra de ficção fantástica mais completa e desenvolvida do séc. XX. Todo um mundo foi criado nos mínimos detalhes; repleta de monstros, elfos, hobbits, anões, águias falantes e dragões – sim, dragões -, a Terra Média é o cenário perfeito para batalhas épicas.

O protagonista é um pequeno ser de uma raça chamada hobbit, que nos mostra de sua perspectiva a grande guerra pelo anel, cujo enorme poder toma conta daquele que o usa. O título da saga remete a Sauron, o principal antagonista e responsável por criar o anel dos anéis, aquele que domina todos os anéis de poder e que é a arma final do vilão para conquistar os reinos.

Comprar livro:

Comprar o livro

Série de Romances “A Roda do Tempo” (The Wheel of time)

Melhores livros de ficção e fantasia - Roda do tempo

Assim como “O Senhor dos Anéis”, A Roda do Tempo merece seu destaque em qualquer lista sobre os melhores livros de ficção e fantasia quando o assunto é detalhes e narrativa.

O mundo criado por Robert Jordan  (e continuado por Brandon Sanderson após sua morte) é repleto de figuras mágicas bem desenvolvidas em quase 12.000 páginas – isso mesmo!! a série conta com 15 livros, sendo um deles um prequel ambientado 20 anos antes da narrativa original. Se é difícil imaginar quinze livros dispostos numa estante, o que dirá a história que nos espera. 

A narrativa é repleta de referência religiosas e mitológicas com elementos do cristianismo, budismo, hinduísmo e outras que se desdobram e se convergem à medida que a leitura avança.

O nome vem da mitologia da própria série, cuja deidade conhecida como o Criador fez o universo e a Roda do Tempo, que rege toda a existência. A roda tem sete raios, cada um representando uma “idade” ou fase da história, e gira sob a influência do “Poder Único”, que flui da “Verdadeira Fonte”, composta de metades masculinas e femininas (saidin e saidar). Os seres humanos que podem usar esse poder são chamados de “canalizadores” e a principal organização deles é a Aes Sedai ou “Servos de todos”, integrado principalmente por mulheres.

A obra é excelente, sobretudo para quem gosta de mitologia, mas, infelizmente, o autor morreu em 2007 antes de finalizar seu universo. No entanto, isso não impediu Brandon Sanderson de fazer um brilhante trabalho escrevendo os últimos 3 livros da saga. Uma ótima notícias para nós é que a Editora Intrínseca está com a nobre missão de traduzí-los e, até o momento, 5 livros já estão em português.

Confira nossa resenha do livro O Olho do Mundo, primeiro volume da série a Roda do Tempo.

Comprar livro:

Comprar o livro

As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire)

Melhores livros de ficção e fantasia - As cronicas de Gelo e Fogo

Com 5 livros publicados até agora (de um total de 7), George R. R. Martin construiu uma narrativa medieval épica sobre intrigas e guerras pela disputa do Trono de Ferro. Game of Thrones, série da HBO, foi redigida com base inteiramente nesses livros e nas orientações do autor.

Aqui, todas as personagens são jogadores que buscam tomar o poder ou permanecer o máximo que podem no controle dos 7 reinos. Imagine quantas cabeças não rolam. Por isso, quando você pensa que alguém é o principal, algumas páginas depois o vê sendo assassinado ou morrendo em batalha.

Ao mesmo tempo em que os homens lutam entre si, os mortos se levantam aos montes. Comandados pelo Rei da Noite, eles se dirigem ao sul, em direção a uma grande muralha de pedras e gelo, a qual, se derrubada, pode significar o fim do domínio dos homens.

Do outro lado do mundo, os Targaryen reúnem forças para atravessar os oceanos e derrubarem os usurpadores de seu trono. 

As Crônicas de Gelo e Fogo é uma ótima série de livros para quem gosta de fantasia e ficção e não pode faltar em sua estante.

Comprar livro:

Comprar o livro

As Crônicas do Matador do Rei (The Kingkiller Chronicle)

 Melhores livros de ficção e fantasia - As crônicas do Matador do Rei

Quem nunca ouviu falar do O Nome do Vento, primeiro de uma trilogia de livros de ficção e fantasia, está perdendo uma ótima leitura com certeza. Escrito por Patrick Rothfuss, a história gira em torno de Kvothe em uma forma de autobiografia.

Como um dono de hospedaria, ele conta suas aventuras de quando era jovem. Nascido numa trupe de artistas (circenses), ele viu sua família ser assassinada pelos Chandrianos. Buscando vingança, ele passa fome, frio e todo tipo de dificuldades para encontrá-los e derrotá-los. 

No meio disso tudo, tenta entrar na universidade para pesquisar sobre eles, já que a maioria das pessoas acha que são contos utilizados para fazer medo nas crianças. Seu maior talento é saber (na verdade ele não sabe exatamente como faz, ainda) chamar o nome do vento, que o socorre com fúria e destruição.

Visto por algumas pessoas como uma versão sombria de Harry Potter, As Cronicas do Matador do Rei não são só livros sobre criaturas mágicas, mistério e vingança, mas também sobre música, amor e amizade.

Comprar livro:

Comprar o livro

Trilogia dos Espinhos (The Broken Empire)

Melhores livros de ficção e fantasia - Trilogia dos Espinhos

The Broken Empire é uma trilogia de romances de ficção e fantasia escrita pelo autor americano-britânico Mark Lawrence. Nas palavras do protagonista:

Antes que os espinhos me ensinassem suas lições afiadas e sangrasse a fraqueza de mim, eu tinha apenas um irmão e eu o amava muito. Mas esses dias se foram e o que resta deles está no túmulo da minha mãe. Agora eu tenho muitos irmãos, rápidos com facas e espadas, e tão malignos quanto você. Nós conduzimos o Império e saqueamos seu cadáver. Eles dizem que são tempos violentos, o fim dos dias em que os mortos vagam e os monstros assombram a noite. Tudo é verdadeiro o suficiente, mas há algo pior lá fora, no escuro. Muito pior.

Sendo um filho real privilegiado, criado por uma mãe amorosa, Jorg Ancrath tornou-se o Príncipe dos Espinhos, um menino encantador e imoral que conduziu uma ofensiva de uma série de incursões e atrocidades.

O mundo está no caos: a violência é abundante, pesadelos em todos os lugares. Jorg tem a capacidade de dominar os vivos e os mortos, mas ainda há algo que arrepia sua espinha. Retornando ao castelo de seu pai, Jorg deve enfrentar os horrores de sua infância e criar um futuro diferente, mesmo com todos os punhos virados contra ele.

Comprar livro:

Comprar o livro

Ciclo da Herança (Inheritage Cicle)

Melhores livros de ficção e fantasia - Ciclo da Herança

Eragon é o romance de estreia de Christopher Paolini e o primeiro da saga Ciclo da Herança, uma história repleta de ação, perigosos vilões e locais fantásticos.

O livro conta a história de um pequeno camponês chamado Eragon, que encontra uma pedra misteriosa nas montanhas. Não sabendo a origem ou o valor da pedra, ele tenta usá-la como pagamento para um açougueiro.

Mas dessa pedra, que na verdade era um ovo, surge um dragão que é depois denominado de Saphira.Juntos, eles enfrentam diversas aventuras para derrotar Galbatorix, um rei louco que governa Alagaësia.

Para quem gosta de livros de ficção e fantasia sobre dragões, a trilogia apresenta uma pegada interessante que, inclusive, já foi adaptada para as telas de cinema.

Comprar livro:

Comprar o livro

A Rainha Vermelha (Red Queen)

Melhores livros de ficção e fantasia - A rainha Vermelha

Escrito por Victoria Aveyard, o livro de ficção apresenta para nós um mundo distópico devastado pela guerra, onde há uma separação entre os vermelhos, os plebeus pobres com sangue vermelho, e os prateados, aqueles com poderes inimagináveis, cujo sangue de prata marca-os como a classe dominante.

Para Mare Barrow, uma menina vermelha de 17 anos vinda do Stilts, parece que nada nunca mudará. Mas, quando ela descobre que, apesar de ter sangue vermelho, possui poderes incríveis, a trama se desenrola numa luta violenta pela disputa pelo poder. Confira nossa lista completa dos livros A Rainha Vermelha.

Comprar livro:

Comprar o livro

A Torre Negra (The Dark Tower)

Melhores livros de ficção e fantasia - A Torre Negra

A Torre Negra é uma série de oito livros de ficção escritos pelo autor americano Stephen King que incorporam temas de múltiplos gêneros, incluindo fantasia sombria, fantasia científica, horror e Faroeste. Ele descreve um “pistoleiro” e sua busca em direção a uma torre, cuja natureza é física e metafórica. A série, e o uso da Torre Negras, expande o multiverso de Stephen King e, ao fazê-lo, une seus muitos outros romances.

Na história, Roland Deschain é o último membro vivo de uma ordem  conhecida como gunslingers e o último da linha de “Arthur Eld”. Politicamente organizado ao longo das linhas de uma sociedade feudal, compartilha características tecnológicas e sociais com o velho oeste americano, mas também é mágico.

Muitos dos aspectos mágicos desapareceram do Mid-World, mas os vestígios permanecem como as relíquias de uma sociedade tecnologicamente avançada. A missão de Roland é encontrar a Torre das Negra, um edifício lendário que dizem ser a ligação de todos os universos.

Nações poderosas foram destruídas pela guerra, cidades e regiões inteiras desaparecem sem rastro e o tempo não flui de maneira ordenada. Às vezes, mesmo o sol nasce no norte e se põe no leste. À medida que a série continua, os motivos, objetivos e, até mesmo, a idade de Roland não ficam claros, embora versões posteriores lancem luz sobre esses mistérios.

Comprar livro:

Comprar o livro

Série de livros Harry Potter

Melhores livros de ficção e fantasia - Harry Potter

Harry Potter foi uma série de livros de fantasia e magia escrita pela autora J.K. Rowling que em pouco tempo se tornou uma das sagas mais famosas da literatura e dos cinemas.

O protagonista é Harry, um garoto que perde os pais e vai morar com seus tios trouxas, que mais tarde descobre ser bruxo. O primeiro livro vai se desenrolando com ele tentando aprender seus poderes em Hogwarts com a ajuda de seus amigos para derrotar um grande bruxo das trevas, cujo nome nem mesmo pode ser pronunciado.

Harry Potter é constituído de vários livros de romance e de fantasia infantojuvenil, os quais, à medida que o protagonista e o público cresceram, passaram a apresentar uma leitura mais dinâmica e complexa. As versões americana e britânica dos primeiros livros são ótimas para começar a ler em inglês.

Comprar livro:

Comprar o livro

Lista: Os melhores Livros de ficção e fantasia (menos famosos)

Saga A Primeira Lei (The First Law)

Top Livros de Ficção - A primeira Lei

A Primeira Lei é uma série de livros de ficção e fantasia escrita por Joe Abercrombie. A história se passa em um mundo fictício que lembra a Europa medieval chamado Círculo do Mundo. A ação, em sua maior parte, ocorre entre a pessoas do reino central da União.

A União é assolada por todos os lados: pelos selvagens do Norte, o poderoso Império Gurkish ao sul, bandas mercenárias do continente de Estíria ao leste e as maquinações do antigo império em ruínas no oeste. A União parece ser manobrada em um estado de guerra quase perpétua por uma política externa sem compromisso, enquanto o governo, os nobres e os comerciantes disfuncionais lutam entre si. 

O autor escreve as narrativas com múltiplos estilos de perspectiva, e teceu toda a corda de caracteres em um sólido fio de história. Os personagens são maravilhosos e cheios de profundidade, e você nunca tem certeza do que eles farão exatamente porque seus traços os tornam muito humanos.

Não há vilões claros, sem heróis claros, sem amigos ou inimigos claros. Abercrombie trabalha surpreendentemente bem ao fazer cada personagem ver os outros através de lentes totalmente diferentes. Se você está procurando um ótimo livro de ficção como alternativa ao aclamado Game of Thronessem vilões e heróis e com a narrativa vista por diversos olhos, encontrou uma opção perfeita.

Comprar livro:

Comprar o livro

Trono de Vidro (Throne of Glass)

Top Livros alternativos de ficção - TRONO DE VIDRO

Escrito por Sarah J. Maas, como uma série de livros de alta fantasia, Trono de vidro segue Celaena Sardothien, uma assassina de 18 anos no reino de Adarlan. Depois de ser presa por um ano pelo rei, ela aceita a oferta de seu filho para competir com outros assassinos e ladrões por uma chance de servir como o campeão do rei para, depois de quatro anos, ela receber sua liberdade.

Isso a leva a formar laços inesperados com Chaol, o capitão da guarda, e Dorian, o príncipe herdeiro de Adarlan. Ao longo do tempo, Celaena é atraída para uma conspiração e uma série de batalhas, levando a descobertas em torno do reino e de si mesma.
Comprar livro:

Comprar o livro

Discworld

Top Livros de ficção - Discworld

Discworld é uma série de 41 livros de fantasia cômica escrita pelo autor inglês Terry Pratchett, ambientada em um disco plano equilibrado nas costas de quatro elefantes que, por sua vez, ficam em cima de uma tartaruga  gigante.

Os livros vez ou outra apresentam paródias de J. R. R. Tolkien, Robert E. Howard, H. Lovecraft, Charles Dickens e William Shakespeare, bem como mitologia, folclore e contos de fadas. Muitas vezes faz sátiras de questões culturais, políticas e científicas. Para quem é fan de mitologia e livros de ficção-fantástica, a obra reúne tudo isso com muito bom humor.

Trilogia O Anjo da Noite (The Night Angel)

Top Livros de Fantasia - O Anjo da Noite

Best-seller do New York Times, O Anjo da Noite de Brent Weeks vendeu mais de 1 millhão de cópias impressas em tempo record. Com esses números o autor se tornou um dos autores de livros de ficção e fantasia mais lidos de todos os tempos.

Para Durzo Blint, o assassinato é uma arte – e ele é o artista com mais obras da cidade. Para Azoth, a sobrevivência é apenas o começo. Ele foi criado nas ruas e conhece uma oportunidade quando ele vê – mesmo quando os riscos são tão altos como trabalhar para alguém como Durzo Blint. Azoth deve aprender a se virar no mundo dos assassinos de políticos perigosos e de magias misteriosas – e tornar-se o assassino perfeito.

Comprar livro:

Comprar o livro

Saga Broken Earth

Melhores Livros alternativos de fantasia - Broken Earth

Escrito por N. K. Jemisin, o primeiro livro da saga intitulado A Quinta Estação, ganhador do Hugo Awards, apresenta um mundo em colapso.

Situado em um futuro pós-apocalíptico em que usamos a terra em nome da ciência e da tecnologia, de tal forma que nosso planeta está constantemente em estado de reconstrução a cada poucos séculos através de séries violentas de terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas.

O primeiro livro conta a história das pessoas de Stillness e de como eles reorganizaram a civilização e a sociedade para sobreviver em um planeta que varre todos os seres vivos por meio de uma estação de desastres naturais épicos.

A astronomia é considerada pseudo-ciência já que quem se preocupa com o que está acontecendo no céu quando tanto pode acontecer no chão. E a arquitetura é útil somente se você estiver construindo edifícios resistentes a terremotos ou tsunamis. Qualquer coisa que seja relativamente decorativa ou puramente estética, mesmo estruturas simples como pontes e varandas, são símbolos de estupidez e arrogância.

Esta obra pode até ser relativamente nova e desconhecida, mas com o tempo estará figurando em todo top livros de ficção e fantasia.

Comprar livro:

Comprar o livro

A Sombra do Corvo (The Raven’s Shadow)

Melhores Livros de ficção-fantástica - Ravens Shadow

A Canção de Sangue é um livro de fantasia épica escrito por Anthony Ryan e explora temas de conflito, lealdade e fé religiosa. É o primeiro livro da série A Sombra do Corvo.

O livro conta a história de Vaelin Al Sorna, Irmão da Sexta Ordem e como ele é treinado desde a infância como um guerreiro em serviço à Fé.

Vaelin Al Sorna era apenas um filho de dez quando seu pai o deixou no portão de ferro da Sexta Ordem. Os Irmãos da Sexta Ordem são dedicados à batalha e Vaelin será treinado e endurecido para a vida austera, celibatária e perigosa de um Guerreiro da Fé.

O pai de Vaelin, Kralyk Al Sorna, era o Lord de Batalha do Rei Janus, governante do Reino Unificado. A fúria de Vaelin em ser privado de seu direito de primogenitura o fez cair na porta da Sexta Ordem. Ele gosta  da memória de sua mãe, mas o que ele virá a aprender dela na Ordem o confundirá. Uma verdade supera o resto: Vaelin Al Sorna está destinado a um futuro que ele ainda não compreendeu. Um futuro que irá alterar não só o reino, mas o mundo.

Comprar livro:

Comprar o livro

The Witcher

Melhores livros de ficção - The Witcher

Escrito pelo autor polonês Andrzej Sapkowski, The Witcher é uma série de romances de fantasias com histórias curtas sobre o bruxo Geralt de Rivia. Nos livros de Sapkowski, os “bruxos” são caçadores de monstros que (com treinamento e modificação corporal) desenvolvem habilidades sobrenaturais em uma idade jovem para combater bestas mortíferas.

Os livros foram adaptados para um filme, uma série de televisão, videogames e uma série de romances gráficos.

Comprar livro:

Comprar o livro

Conclusão

A lista Os melhores livros de ficção e fantasia está em constante desenvolvimento e quem quiser pode comentar com mais dicas que em breve adicionaremos.

Ver Também:

8 Comentários para “Os Melhores livros de ficção e fantasia de todos os tempos”

  1. Indico também a série do rei Arthur que fala mais das personagens femininas As Brumas de Avalon. Quando li fiquei encantada e ao msm tempo horrorizada com o desfecho de algumas mulheres que eram principais. Aproveito também para perguntar se já ouviu falar de mistborn que tá fazendo um sucesso tremendo. E um pouco mais alternativa que a maioria, mas nem tanto, dá para gastar umas boas horas lendo viu.
    Bjus!

    1. Olá,
      obrigado pelo comentário, Carolina. Queria dizer que não só já ouvi falar, como também estava pensando em lê-los. Quanto ao livro de fantasia “As Brumas de Avalon”, vou anotar sua dica e postar na próxima atualização do post.

    1. A corte de espinhos e rosas é um dos livros mais legais que já li. Ele tem todo um clima místico e misterioso. Recomendo!!!

  2. Fiquei até feliz de ver trono de vidro na lista. Esse é na minha opinião um dos melhores livros de fantasia já escritos (sem contar as próprias continuações), não é igual os outros aí que seguem uma receitinha de bolo pra escrever não digo isto pq dificilmente vejo ele pela internet, todo mundo comenta sobre mas os sites msm nunca divulgam.

    1. Nossa o trono de vidro é sensacional mesmo, li quase tudo que lançou de fantasia no Brasil ja kkkkk esse tá entre os tops dos tops livros, eh o que eu acho.

  3. gostei ate mais como que harry poter tá fazendo em lista de livros que era pra ser de fantasia ou oq… acredito que hp é do gênero inafantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.