Livros Os Instrumentos Mortais: Saga para quem curte Romance paranormal

Você já ouviu falar sobre a série de livros Os Instrumentos Mortais? Se você curte romance sobrenatural, aventura e fantasia, vai adorar mergulhar nessa história surpreendente. Ela foi escrita e publicada por Cassandra Clare e em pouco tempo se tornou um sucesso no meio dos jovens.

O primeiro livro, Cidade dos Ossos, foi lançado no Brasil em 2010 e rapidamente alcançou muita popularidade. Inicialmente, Cassandra imaginava criar apenas uma trilogia de fantasia urbana, mas o sucesso dos primeiros livros fez com que a autora repensasse e nos presenteasse com uma segunda trilogia. Atualmente, todos os livros já foram lançados. Você pode conferir muito mais sobre cada um deles a seguir, inclusive a ordem de leitura, se vale ou não a pena ler e muito mais.

Ordem dos Livros Os Instrumentos Mortais de Cassandra Clare

  1. Cidade de Ossos
  2. Cidade das Cinzas
  3. Cidade de Vidro
  4. Cidade dos Anjos Caídos
  5. Cidade das Almas Perdidas
  6. Cidade do Fogo Celestial

Por que ler a série?

Esta é uma típica leitura que acaba agradando a grande maioria dos leitores, já que se caracteriza por ser um romance para jovens e adultos, com muita aventura, fantasia e, é claro, repleto de reviravoltas, que deixam tudo com um gostinho muito mais interessante! Logo depois que a leitura começa você não consegue mais se desligar da história, uma espécie de fantasia urbana ambientada em nossa realidade, onde os seres humanos estão indiretamente em contato com seres místicos de diferentes espécies.

A cada linha, os personagens nos cativam mais e o que chama a atenção é a forma como foram bem trabalhados por Cassandra Clare. É impossível deixar de se identificar e criar empatia por uns e, ao mesmo tempo, odiar avidamente outros. Cassandra em Instrumentos Mortais foi capaz de proporcionar uma das coisas mais essenciais que toda boa história deve ter: a ligação entre personagem e leitor.

Toda a narrativa é muito bem estruturada, evitando que a leitura fique pesada e desgastante. A fluidez que encontramos em cada página se associa com toda a energia da história, fazendo com que o best-seller Instrumentos Mortais se torne cada vez mais um sucesso e, para muitos, viciante.

A história vai muito além de um simples conto romântico de fantasia, já que trabalha com diversas referências de mitos incrementais. A autora também insere no mundo dos Caçadores de Sombras questões religiosas e culturais, as quais podemos notar por exemplo ao conhecer mais sobre os Nephilim. Assuntos sociais importantes e muitas vezes delicados também são abordados, como a relação familiar, a aceitação social e a sexualidade.

Por que algumas pessoas não gostam dessa saga?

O principal, mas não o único, motivo para que alguém não se identifique com os livros de Cassandra Clare é o fato de eles pertencerem ao gênero romance sobrenatural (paranormal). Muitas pessoas que vejo criticando as obras não gostam do tipo de narrativa mística e romântica que a autora desenvolve. Seres como vampiros, fadas e lobisomens começaram a se tornar um clichê literário nesses últimos tempos; isso tem afastado os leitores e leitoras de uma maneira geral. Os homens tendem a se distanciar ainda mais, o que não quer dizer que todos os garotos não gostem da hexalogia de livros Os Instrumentos Mortais.

Além disso, algumas pessoas costumam dizer que essas obras não são originais, que são adaptações ou, até mesmo, clones de outras mais famosas. O ponto principal é que já existe uma certa saturação na literatura para esse tipo de história e o sucesso que essa autora conseguiu alcançar gera um pouco de revolta por parte daqueles que acham romance sobrenatural é uma classe inferior de gênero literário.

No entanto, acredito que haters existam para qualquer assunto e que não valha a pena dar muito ibope a eles. Já perdi oportunidades de ler vários trabalhos interessantes no passado por conta de opiniões desfavoráveis. Mas hoje prefiro tirar minhas próprias conclusões.

Livros da série Os Instrumentos Mortais – Primeira Parte

A seguir, separei a capa e a sinopse de cada obra. Só um aviso: se você não gosta de spoilers e ainda não teve nenhum contato com a saga de livros Os Instrumentos Mortais, leia somente a primeira sinopse e salve a página nos favoritos que ela pode servir como um guia durante sua leitura.

1 – Cidade de Ossos

Livros Instrumentos mortais - Cidade dos Ossos

Sinopse:

Quando Clary Fray se dirige para o Pandemonium Club em Nova York, ela dificilmente espera testemunhar um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três pessoas cobertas com tatuagens estranhas e brandindo armas bizarras. E ela fica mais do que um pouco assustada quando o corpo desaparece no ar.

Logo Clary é apresentada ao mundo dos Caçadores de Sombras (Shadowhunters), um grupo secreto de guerreiros dedicados a expulsar demônios do nosso mundo de volta para os seus. E Clary é introduzida em uma vingança, quando a mãe dela desaparece e a própria Clary é quase morta por um monstro grotesco. Como poderia um mero humano sobreviver a um ataque desse tipo e matar um demônio? Os Caçadores de Sombras gostariam de saber…

Disponível no Kindle Unlimited.

Livro Físico e Digital Disponível na Amazon:

Comprar o livro


Ver Também:


2 – Cidade das Cinzas

Livros os instrumentos mortais em ordem - CDC

Sinopse:

Clary Fray apenas deseja que sua vida volte ao normal. Mas o que é normal quando você é uma Caçadora de Sombras que mata demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido, e você pode, de repente, ver-se em frente com lobisomens, vampiros e fadas?

Se Clary abandonasse o universo dos Caçadores de Sombras, isso poderia significar passar mais tempo com Simon, o melhor amigo que já teve, aliás, mais que um amigo. Mas esse mundo fantástico não está pronto para deixá-la ir – especialmente seu lindo, irritante e recém-descoberto irmão, Jace. E a única chance de Clary de ajudar sua mãe é rastrear Valentine ? provavelmente é insana, certamente má ? e também seu pai.

Para complicar, alguém em Nova York está assassinando crianças do Submundo. Valentine está por trás dos assassinatos – e se está, o que estará tentando fazer? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada Mortal, é roubado, o mais aterrorizador dos inquisidores chega para investigar e começa a se aproximar de Jace. Como Clary poderá parar Valentine se Jace estiver disposto a abandonar tudo o que acredita para ajudar seu pai?

Nesta sequela de tirar o fôlego de Cidade de Ossos, Cassandra Clare atrai os leitores de volta ao mundo sombrio do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a tentação mais mortal.

Livro Físico e Digital Disponível na Amazon:

Comprar o livro


3 – Cidade de Vidro

Os Instrumentos Mortais - Livro

Sinopse:

Para salvar a vida de sua mãe, Clary deve viajar para a Cidade de Vidro, o lar ancestral dos Caçadores de Sombras – não interessa se adentrar os perímetros da cidade sem permissão infrinja a Lei, mas quebrar a Lei poderia significar a morte. Para piorar as coisas, ela descobre que Jace não a quer lá, e Simon foi jogado na prisão pelos Caçadores de Sombras, que estão profundamente desconfiados de um vampiro que pode suportar a luz do sol.

Enquanto Clary descobre mais sobre o passado de sua família, ela encontra um aliado no misterioso Caçador de Sombras Sebastian. Com Valentine reunindo toda a força de seu poder para destruir todos os Caçadores de Sombras para sempre, sua única chance de derrotá-lo é lutar ao lado de seus eternos inimigos. Mas podem Downworlders e Shadowhunters deixar de lado seu ódio para trabalhar juntos? Enquanto Jace percebe exatamente o quanto ele está disposto a arriscar por Clary, ela pode aproveitar seus novos poderes para ajudar a salvar a Cidade de Vidro.

Livro Físico e Digital Disponível na Amazon:

Comprar o livro


Livros da série Os Instrumentos Mortais – Segunda Parte

Inicialmente, Cassandra Clare planejou escrever e publicar somente os 3 trabalhos anteriores. No entanto, à medida que as obras foram ficando famosas e agradando tantas pessoas, ela resolveu escrever uma segunda trilogia como continuação da anterior. 

4 – Cidade dos Anjos Caídos

Cidade dos Anjos caídos - capa do livro

Sinopse:

A confiança é perigosa e amar é destruir. Mergulhe na quarta edição da série de Instrumentos Mortais e prepare-se para ser fisgado.

A Guerra Mortal acabou, e Clary Fray, de dezesseis anos, está de volta em Nova York, empolgada com todas as possibilidades à sua frente. Ela está treinando para se tornar uma Caçadora de Sombras e usar seu poder único. Sua mãe vai se casar com o amor de sua vida. Downworlders e Shadowhunters estão em paz, finalmente. E o mais importante de tudo, ela pode finalmente ficar com o namorado Jace. Mas nada vem sem um preço.

Alguém está matando Caçadores de Sombras, provocando tensões entre Downworlders e Shadowhunters que poderiam levar a uma segunda guerra sangrenta. O melhor amigo de Clary, Simon, não pode ajudá-la – sua mãe acabou de descobrir que ele é um vampiro, e agora ele está desabrigado. Quando Jace começa a se afastar dela sem explicar o porquê, Clary é forçada a mergulhar no coração de um mistério cuja solução revela seu pior pesadelo: ela mesma colocou em movimento uma terrível cadeia de eventos que poderia levá-la a perder tudo o que ama. Até mesmo Jace.

Livro Físico e Digital Disponível na Amazon:

Comprar o livro


5 – Cidade das Almas Perdidas

Os Instrumentos Mortais Livros - Cidade das almas perdidas

Sinopse:

Que preço é alto demais para pagar, mesmo por amor? Quando Jace e Clary se encontram novamente, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith amarrou seu amado Jace junto com seu irmão maligno Sebastian, e que Jace se tornou um servo do mal. A Clave está decidida a destruir Sebastian, mas não há como ferir um garoto sem destruir o outro. Enquanto Alec, Magnus, Simon e Isabelle se envolvem e barganham com Seelies, demônios e as impiedosas Irmãs de Ferro para tentar salvar Jace, Clary faz um perigoso jogo por conta própria. O preço de perder não é apenas sua própria vida, mas a alma de Jace. Ela estaria disposta a fazer qualquer coisa por Jace mesmo sem saber se ainda pode confiar nele? Ou será que ele foi perdido para sempre?

Amor. Sangue. Traição. Vingança. A escuridão coloca contra a parede os Caçadores de Sombras no angustiante quinto livro da série Os Instrumentos Mortais.

Livro Físico e Digital Disponível na Amazon:

Comprar o livro


6 – Cidade do Fogo Celestial

Os Instrumentos Mortais Livros - Cidade do Fogo Celestial

Sinopse:

Caçadores de Sombras e demônios se enfrentam no confronto final na sedutora conclusão da série de livros Os Instrumentos Mortais. A escuridão caiu sobre o mundo dos Caçadores de Sombras. Caos e destruição dominam os Nephilim, mas Clary, Jace, Simon e seus amigos se unem para lutar contra o maior mal que já enfrentaram: o irmão de Clary.

Sebastian Morgenstern está em movimento, sistematicamente jogando Shadowhunter contra Shadowhunter. Tendo a Copa Infernal, ele transforma Caçadores de Sombras em criaturas aterrorizadoras, destruindo famílias e amantes enquanto as fileiras de seu exército incham. Nada neste mundo pode derrotar Sebastian – mas se eles viajarem para o reino dos demônios, talvez tenham uma chance.

Vidas serão perdidas, amores serão sacrificados e o mundo todo mudará. Quem vai sobreviver ao explosivo sexto e último capítulo da série de livros Os Instrumentos Mortais?

Livro Físico e Digital Disponível na Amazon:

Comprar o livro


Se vocês gostaram desse post sobre dicas e informações da saga de livros Os Instrumentos Mortais, não deixem de nos avisar nos comentários abaixo. Aproveite para curtir nossa nova página no Facebook e nos seguir nos Instagram. 😉

1 Comentário para “Livros Os Instrumentos Mortais: Saga para quem curte Romance paranormal”

  1. Instrumentos mortais livros de Cassandra Clare que eu mais gostei. As peças infernais tem suas peculiaridades também mas não conseguiu chegar nem aos pés

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.