Os 10 Melhores Livros de Romance de Época

Os livros são e sempre foram uma ótima maneira de fugir por alguns momentos da nossa realidade e de se resguardar em um mundo diferente. Seja no presente, passado ou no futuro, os livros de romance, principalmente,  os livros de romance de época cativam cada vez mais pessoas. Quem antes pensava que este gênero era voltado somente para mulheres, hoje em dia tem todos os motivos para mudar essa opinião.ca

Os romances épicos contam cada vez mais com tramas voltadas para a inclusão e igualdade entre os gêneros (sem perder o lado delicado, é claro!). Mesmo nos séculos XVIII e XIX, diferentes autoras apostaram em personagens femininas fortes e independentes. Estas autoras, hoje, nos deixam um enorme legado e inspiram novas pessoas a criar belas histórias em novos livros de romance de época.

Se enganam aqueles que imaginam que romances só possuem histórias melosas e tramas arrastadas. Muito dos livros deste gênero apresentam momentos de ação, ficção e muito mistério (tem história para agradar todo mundo). Os livros citados a seguir possem narrativas tão fluidas e interessantes que são capazes de te fazer perder a noção do tempo. Essa e outras características é que diferenciam um livro qualquer de um livro de qualidade.

Nós sabemos como, cada vez mais, vem sendo difícil encontrar bons livros para ler. Mesmo com o auxílio da internet, perdemos horas procurando uma boa sinopse. Não é nada fácil encontrar algum site que realmente se dedique a dar uma opinião vália, livre de plágios. As dificuldades aparecem, principalmente, quando se procura um gênero específico como livros de romance de época.

Pensando em você, que adora livros ambientados em tempos passados, preparamos uma lista com os 10 melhores livros de romance de época. Selecionamos os livros de maior sucesso, criados pelas melhores autoras e com conteúdos tão bons que é impossível deixar de lê-los. Aproveite as informações disponibilizadas e nossa opinião sobre cada um deles para escolher o que combina mais com você. O Sala de Estudos oferece à você várias dicas ótimas sobre os melhores livros de romance de época de todos os tempos.  

TOP 10 – Melhores Livros de Romance de Época

Orgulho e Preconceito – Jane Austen

Livros de Romance de Época - Orgulho e Preconceito

Orgulho e preconceito, de Jane Austen, é uma das obras mais conhecidas da literatura romancista. Na história, a personagem Elizabeth Bennet passa por altos e baixos enquanto aprende a lidar com situações típicas da sociedade aristocrática inglesa do início do século XIX. Apesar de ser ambientada nesta época, a história de orgulho e preconceito é capaz de despertar fascínio no público ainda nos dias atuais.

Elizabeth é uma jovem que se depara com os problemas de uma sociedade machista da época. Ela é uma das 5 filhas de um fazendeiro rico que mora em uma cidade próxima a Londres, a capital inglesa. Assim como Elizabeth, os demais personagens do livro são muito característicos da sociedade em questão. Em torno deles giram conflitos relacionados às relações turbulentas entre homens e mulheres.   A educação, a moral, o casamento e a cultura são os principais tópicos abordados em toda a trama.

Neste livro, Jane Austen oferece aos leitores um romance elegante, capaz de estimular em cada momento diferentes emoções. Apesar de ser conservadora, em seus vários livros de romance de época a autora sempre deu às suas personagens femininas características fortes e, principalmente, de independência. Austen é uma das maiores autoras de livros de romance de época.

Mesmo tendo vivido naquela época, Austen sempre teve um posicionamento político, diferente das demais mulheres. Ela buscou empregar sua visão em suas obras, de modo que é possível notar seus valores morais. Orgulho e Preconceito, por sua vez, é um livro que contribui para  o crescimento e o desenvolvimento da moralidade dos jovens que o leem.

Orgulho e Preconceito é um dos poucos livros de romance de época que já deram origem a uma produção cinematográfica. A adaptação para o cinema foi indicada em quatro categorias para o Oscar, sendo dirigida por Joe Wright e com um roteiro adaptado por Deborah Moggach. O filme foi lançado em 16 de novembro de 2005 no Reino Unido, em 11 de novembro de 2005 nos EUA e em 10 de fevereiro de 2006 no Brasil.

Comprar livro:

Comprar o livro

Jane Eyre – Charlotte Brontë 

Livros de Romance de Época - Jane Eyre

A escritora britânica Charlotte Brontë publicou seu romance de época “Jane Eyre” em  16 de outubro de 1847 em Londres. A editora responsável pela publicação original  é a Smith, Elder & Co., a qual foi sediada em Cornhill. A sequência de livros românticos possui um total de 3 volumes repletos de elementos característicos da literatura gótica. Assim como em Orgulho e Preconceito, Jane Eyre apresenta em suas páginas diversos elementos de crítica social. O livro também possui uma base forte voltada para um senso de moralidade em sua essência.

A obra é uma autobiografia fictícia da protagonista Jane, uma órfã que perdeu os pais cedo. Ela foi acolhida por sua tia e não tem felicidade por conviver com esta pessoa que a detesta. O livro retrata a emancipação desta personagem, tanto de corpo como de alma. As emoções de Jane Eyre são seguidas durante toda a trama, que tem sua ambientação baseada no clima obscuro de diferentes castelos.

O livro romântico de Charlotte Brontë possui uma história intrigante. A trama é constantemente rodeada por segredos do passado e segue a passagem da personagem Jane pela vida adulta. Com caráter individualista considerado à frene do seu tempo, Jane Eyre explora assuntos que eram polêmicos na época como a sexualidade, a religião e o classismo. Por este motivo, considera-se que este um dos livros de romance de época capazes de revolucionar a arte da ficção.

Charlotte Brontë impôs ao livro alguns elementos simbólicos e através deles procurou mostrar que as mulheres possuem capacidade para desempenhar diferentes papeis no seu cotidiano. Apesar de todos os impedimentos sobre suas próprias vidas, foi provado que as mulheres poderiam ter uma vida confortável mesmo sem serem casadas.

Ao tornar sua obra mais romântica e amena, se comparada às de sua irmã Emily, Charolote consegue fazer com que nós leitores consigamos permanecer imergidos na história do começo ao fim. O início de vida sofrido de Jane Eyre nos desperta um misto de revolta e indignação. Estes momentos foram descritos com perfeição pela autora, até mesmo durante as injustiças sofridas pela personagem.

Em alguns momentos a história começa a tomar rumos mais lentos e são neles que há a possibilidade de dispersarmos nossa atenção. Contudo, este romance de época apresenta uma história encantadora e, por isso, é classificado como um clássico imperdível deste gênero textual.

Comprar livro:

Comprar o livro

As Peças Infernais – Cassandra Clare

Melhores Livros de Romance de Epoca - Peças Infernais

Diferentemente das obras citadas anteriormente, esta é uma série de livros de romance de época que foi lançada recentemente. Em “As Peças Infernais”, a autora Cassandra Clare introduz na história raças que são apresentadas inicialmente em “Os Instrumentos Mortais”. O primeiro livro da série  é intitulado Anjo Mecânico e foi lançado no Brasil em agosto de 2010. O segundo livro, Príncipe Mecânico, foi lançado em março de 2013 no Brasil. Já o último livro, chamado Princesa Mecânica, também foi lançado em 2013.

A série é um steampunk, um movimento literário que ganhou força no final dos anos 80. Ela é repleta de cenários históricos e retrata uma sociedade tipicamente inglesa do século XIX. Apesar de ser fortemente ligada com outros livros da autora, esta trilogia de livros de amor possui um enredo independente e você pode lê-la separadamente.

A história do primeiro livro é iniciada em Londres no ano de 1878 e nos apresenta a protagonista Tessa Gray. Ela se muda de Nova York para a Inglaterra em plena época vitoriana por conta da morte da tia. Tal mudança faz com que Tessa passe a conhecer o mundo dos Caçadores de Sombras. Ao chegar na cidade de Londres com a intenção de viver com seu irmão mais velho Nathaniel, ela descobre poderes que nunca imaginou possuir.

No segundo livro, Príncipe Mecânico, o destino de Tessa e de seus aliados é colocado em jogo. A emoção impera do início ao fim, principalmente por conta das revelações de vários segredos muito importantes. Em meio a tantos sentimentos, os personagens precisam lidar com situações políticas e a busca por vingança e poder. O desenrolar da história criada por Cassandra Claire conta com muita ação e mistérios surpreendentes, os quais Tessa e os demais personagens precisam resolver.

Por fim, em Princesa Mecânica a autora Cassandra faz o encerramento de As Peças Infernais. O livro conta com muita objetividade e clareza para criar um aprofundamento, que é essencial no fim da série. Nesta trama encontramos Tessa Gray dividida em um triângulo amoroso e também nos deparamos com grandes revelações. As perguntas que permaneceram sem respostas durante a história narrada no primeiro e no segundo livro são finalmente respondidas e a trama é finalizada perfeitamente. Por estes e outros motivos esta série contém 3 dos melhores livros de romance de época.

Comprar livro:

Comprar o livro

Os Bedwyns – Mary Balogh 

Livros de Romance de Epoca - Os Bedwyns

Esta é uma série de livros de romance de época criada pela autora  Mary Balogh. Vencedora de diversos prêmios literários, Mary nasceu no País de Gales situado no Reino Unido e se mudou para o Canadá. A história da família Bedwyn é contada por uma narrativa que é dividida em o 8 livros. O primeiro, chamado “Uma Noite de Amor”, é de suma importância para a narrativa em si. É neste livro que nascem assuntos que culminam no segundo livro.

Em “Um Verão Inesquecível”, os Bedwyns aparecem de fato e passam um ponto de vista arrogante e superficial. Toda a narrativa se passa no século XIX e conta as histórias dos componentes a família Bedwyn. A inferiorização e a humilhação são mantidas durante todos os seus embates verbais. Além disso, fica claro o predomínio dos costumes conservadores das famílias ricas da época.

No cotidiano na família Bedwyn imperavam as regras de etiqueta. No primeiro livro é contada a história de um dos irmãos, Aidan, que se casa com Even. Apesar de ele não aparentar possuir nenhum tipo de sentimento, a convivência faz com que ambos se aproximem cada vez mais.

Os livros seguintes seguem o mesmo tipo de enredo e nos mostra o aprofundamento de cada personagem. Entretanto, cada livro tem sua particularidade. Os componentes da família e seus parceiros possuem suas próprias personalidades, tornando a história muito interessante. Em cada livro é possível observar os pontos de vista de cada personagem, e acabamos nos identificando com muitos deles.

Mary Balogh nos traz uma carga emocional muito grande, típica em todos os livros de romance de época criados por ela. Com a evolução da história os Bedwyns roubam mais a cena. Em cada livro a história é focada em um dos componentes desta incrível e instigante família. Além disso, Mary lançou após o final da série um spin off, buscando interligar os personagens e dar desfechos incríveis para muitas de suas histórias.

Comprar livro:

Comprar o livro

Os Bridgertons – Julia Quinn 

Livros de Romance de Época - Os Bridgertons

Considerada por muitos críticos como a Jane Austin da atualidade, Julia Quinn é a criadora de Os Bridgertons. Julia inicialmente pensou em escrever uma trilogia, mas acabou criando uma série de livros de romance de época de sucesso. Assim como Os Bedwyns, esta é uma série de 8 livros que conta a história dos filhos do falecido Visconde Bridgerton. Esta série de romances épicos se passa entre os anos de 1813 e 1825.

Nos é apresentado já no primeiro livro, O Duque e Eu, o mundo e as características da família. A viúva viscondessa Violet Bridgerton é a encarregada pela liderança da família e em cada livro é contada a história de um dos seus 8 filhos. Apesar de se tratar de livros de romances de época, Quinn não carrega a leitura e a torna bem espontânea e de fácil entendimento. As situações são muito bem descritas pela autora, que da a obra uma riqueza muito grande de detalhes.

As personagens femininas são descritas algumas vezes como tendo baixa auto-estima, apesar de a autora se declarar feminista. Durante os primeiros 4 livros, é possível notar que Julia Quinn deixa clara a visão da época sobre os homens. Ela faz com que estes personagens se destaquem quanto às qualidades e influências na sociedade. Dessa forma, há uma certa tendência dos leitores em desmerecer as características de alguns personagens e vangloriar outros, principalmente no início da trama.

Assim como muitos outros livros de romance de época, a série Os Bridgertons possui uma grande carga de sensualidade. As histórias contadas em cada livro são incrementadas em alguns capítulos específicos com cenas picantes, mas sem exagero. A autora Julia Quinn sabe exatamente como dosar todo o conteúdo de sua trama, proporcionando a nós leitores  momentos de alegria, tristeza e muitos suspiros. Confira nossa lista com os melhores livros de Julia Quinn.

Comprar livro:

Comprar o livro

O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë 

Livros de Romance de Época - O Morro dos Ventos UivantesEmily Brontë, uma das famosas irmãs Brontë, é a autora de O Morro dos Ventos Uivantes que foi lançado em 1847. Este é um dos melhores livros de romance de época, o único lançado por Emily, sendo considerado, nos dias de hoje, um clássico da literatura romancista.  Quem o lê percebe rapidamente que esta obra possui inúmeros diálogos um tanto quanto sarcásticos. O palco de todos os acontecimentos é um morro rústico, açoitado pelo vento e isolado.

É um tanto quanto curioso saber que O Morro dos Ventos Uivantes foi publicado sob um pseudônimo masculino, Ellis Bell. Nele, os temas escolhidos para a trama são a vingança e um amor que vai além da morte. Através de uma narrativa muito detalhista a autora começa a história nos apresentando o  Sr. Lockwood, recém mudado para a região. Seu vizinho, Heathcliff, possui um temperamento difícil e mora na propriedade localizada no Morro dos Ventos Uivantes.

Heathcliff foi levado ainda pequeno para aquele lugar e, assim como a história do livro, é um pouco mórbido. O personagem foi criado pelo Sr. Earnshaw, o antigo dono da propriedade em que vive. A proximidade entre os dois era grande à ponto de despertar ciúmes em sua esposa e no seu filho mais velho, Hindley. Após a morte do patriarca da família, Hindley toma as rédeas da propriedade e passa a humilhar constantemente Heathcliff, que era apaixonado por sua irmã.

O leitor irá se deparar com um turbilhão de emoções durante esta leitura. Na narrativa não faltam maldições, angústia e pragas, mas o que prevalece no final é surpreendente. A obra retrata a solidão e, por isso, é tão próxima a realidade vivida por Emily Brontë que era praticamente uma reclusa.

Através de seu entendimento sobre a natureza humana Emily dá aos seus personagens uma grande profundidade emocional. Por meio deste trunfo, ela consegue levá-los ao mais próximo do real possível. Seu romance de época é dividido em dois lados opostos, o da razão e o sobrenatural. Os leitores são desafiados moralmente durante toda a leitura.

Comprar livro:

Comprar o livro

Quatro Estações do Amor – Lisa Kleypas 

Livros de Romance de Época - Quatro Estações do AmorEsta é uma série de 4 livros criada por Lisa Kleypas, onde cada obra é representada por uma estação do ano. Após a finalização de seus livros a autora lançou um spin off com um bônus para os leitores. Nestes livros de romance de época são contadas as histórias de quatro amigas que se cansaram de permanecerem solteiras. Após longos anos de espera por um bom pretendente, elas decidem buscar por conta própria pelo marido ideal.

Segredos de uma noite de verão é o primeiro volume da série de livros de amor. Nele, conhecemos a delicada Annabelle Peyton que, apesar de possuir muita beleza, nunca foi tirada para dançar em nenhum evento. Diante da situação financeira difícil de sua família, Annabelle decide usar suas qualidades para seduzir um nobre rico. Entretanto, o homem que mais lhe disperta a atenção, Simon Hunt, não está interessado em casamento e sim a momentos de prazer.

O segundo livro da série, chamado Era Uma Vez No Outono, conta a história de Lilian Bowman. A moça encontra Marcus, Lord Westcliff, que é o seu maior crítico. Marcus era um excelente partido e o que Lilian não esperava era cair em seus braços. Ambos se depararam com diversas emoções, porém os costumes americanos dela não a fazem uma noiva adequada para ele. Assim. ambos passam a conviver com um conflito interno.

A história de Evngeline Jenner é contada no livro Pecados No Inverno, o terceiro volume da série. Evie faz parte de uma família rica, porém sufocante, por isso pede ajuda a um conhecido. Ela pede a Sebastian que se case com ela, trocando seu dinheiro por sua liberdade. Entretanto, Sebastian é um conquistador e, por isso Evie determina que após a noite de núpcias os dois não terão mais nenhuma intimidade. Assim, ambos precisarão se esforçar para não se entregarem ao verdadeiro amor.

O quarto e último livro, Escândalos na Primavera, conta a história da ultima amiga. Daisy Bowman está sendo pressionada pelo próprio pai para encontrar um marido, caso contrário, terá que se casar com o horrível Matthew Swift. A jovem então decide usar todas as artimanhas disponíveis para seduzir outro pretendente. Em meio a sua busca, Daisy conhece o charme de Swift e passa a pensar que o homem que sempre detestou poderá ser aquele com quem sempre sonhou.

Comprar livro:

Comprar o livro

Um amor para Lady Johanna – Julie Garwood

Livros de Romance de Época - Um Amor Para Lady JohannaDiferente dos outros livros romance de época citados mais acima, Um Amor Para Lady Johanna se passa no século XVIII. A narrativa conta a história de uma viúva que se casou muito jovem, e passou por momentos perturbadores enquanto vivia com seu marido. Por ser um homem violento e abusivo, após a sua morte, Johanna jurou nunca mais se casar.

A vida de uma viúva naquela época não era fácil, principalmente sem a proteção de um homem. Além de todos estes fatos, a jovem sabia de segredos importantes contra a coroa e, por isso, o Rei sempre buscava formas de silenciá-la. Em seus pensamentos, ele planejava casar Johanna com um de seus seguidores, de forma que ela pudesse ser controlada por ele.

O papel que Johanna representa neste livro é muito relevante, já que naqueles tempos a mulher era vista simplesmente como um objeto. A autora Julie Garwood nos mostra através de sua narrativa como o papel das mulheres era delimitado pela sociedade. É possível sentir em cada página a dor de ser julgada e maltratada todos os dias. São esses sentimentos que fazem com que nós, leitores, torçamos mais pelo romance entre Johanna e o bondoso Gabriel.

A protagonista passa por uma evolução de espírito no decorrer da narrativa, se tornando uma mulher mais forte. As histórias de amor vão muito além do romance, e é isso que este livro nos transmite. Julie Garwood nos mostrou como um relacionamento abusivo pode corromper nossa essência, fazendo de nós meros fantoches. Ela também provou com sua obra que uma pessoa boa ao nosso lado é capaz de fazer aflorar o que há de melhor em nós.

Um Amor Para Lady Johanna é em si uma lição de crescimento, perdão e recomeço. É impossível não se encantar pelos seus personagens cativantes e fortes que ganham vida através das palavras minuciosas de Julie Garwood. Por esse motivo, este livro é um sucesso entre os fãs de histórias de amor e vem cativando cada vez mais leitores pelo mundo. Sendo assim, este pode ser considerado um dos melhores livros de romance de época já lançados.

Comprar livro:

Comprar o livro

Agora e Sempre – Judith McNaught 

Livros de Romance de Época - Agora e SempreJudith McNaught é a autora de Agora e Sempre, um livro com escrita totalmente envolvente e que nos conquista rapidamente. Este é um livro baseado no típico clichê da relação “cão e gato” entre o casal principal. A personagem principal chama-se Victoria, uma jovem bela e dotada de certa simplicidade que é cativante. Mais uma vez uma autora de livros de romance de época dá a personagem principal um tom de independência que não condiz com a época retratada.

Ao contrário da maioria das moças da aristocracia inglesa, Victoria possui um personalidade forte e sempre tratou as demais pessoas como iguais. Já Jason, vive recluso entre seu presente e seus segredos do passado. Diferente de Victoria, ele não se mostra tão simpático com as pessoas. Apesar de ser belo e sedutor, ele é um homem solitário e consegue provocar assombros e arrepios nas pessoas ao seu redor.

É impressionante ver como ambos os personagens passaram por uma grande evolução durante a narrativa. Jusith McNaught fez questão de proporcionar ao londo do tempo um aprofundamento de suas personalidade. Dessa forma, nós leitores nos aproximamos muito de Victoria e Jason. Ao ler você não só acaba se vendo torcendo pelo casal, mas também se identificando com as suas características.

Esta é uma grande obra, cheia de clichês (o que não é ruim, já que todo mundo adora a maioria deles). A autora de Agora e Sempre soube adequar o contexto que o livro trata com a época em que a história transcorre. A escrita é sempre fluida e muito bem construída. O mais cativante são as características de cada personagem, as quais são complementares. Por isso, o enredo vai se entrelaçando sendo impossível parar de ler.

Comprar livro:

Comprar o livro

O Protetorado da Sombrinha – Gail Garringer  

Livros de Romance de Época - O Protetorado Da SombrinhaO Protetorado da Sombrinha é um série de livros de romance de época em estilo steampunk que foi publicada pela editora Valentina. Nesta série, a autora Gail Garringer retrata as características da sociedade de Londres na época vitoriana. Com um texto dinâmico e bem humorado, O Protetorado da Sombrinha narra uma história emocionante que evolve diferentes raças. Ao todo a série conta com 5 volumes.

Inicialmente, a editora responsável pela publicação dos livros no Brasil pensou em desistir de lançar a série toda. Segundo a editora Valentina, os primeiros livros da série não alcançaram um número de vendas que fosse satisfatório. Internacionalmente, o sucesso da série foi estrondoso e no Brasil não poderia ser diferente. Devido as várias campanhas de fãs brasileiros contra o cancelamento dos lançamentos, a editora revogou sua decisão e hoje temos a série completa à venda.

A protagonista Alexia Tarabotti nasceu sem sua alma e, por isso, é uma preternatural. A velha Londres não só está repleta de seres da mesma raça que Alexia, mas também de lobisomens, vampiros e fantasmas. Esta é uma série de livros de romance de época que foi feita sob medida para homens e para mulheres. Podemos ver momentos dinâmicos na trama como as lutas entre raças, principalmente aquelas que envolvem lobisomens e vampiros. Além disso, a trama conta com muito mistério quanto à existência destes seres sobrenaturais.

Diferente da personalidade típica das mulheres daquela época, Alexia possui características únicas que vão muito além do tempo em que vive. A protagonista é dotada de um humor singular e ácido, atribuindo sua personalidade à ausência de sua alma.

Além de adaptada para um mangá, esta série de livros de romances de época foi cotada para virar um filme. Entretanto, segundo a autora Gail Garringer é de sua preferência que a série fosse adaptada para uma minissérie de TV. É inegável que em qualquer tipo de mídia O Protetorado da Sombrinha seria um sucesso, principalmente por seu viés sobrenatural e sua trama de época.

Comprar livro:

Comprar o livro

Concluindo…

Se você gostou da nossa lista Os melhores livros de romance de época, deixe sua opinião nos comentários e desafie seus amigos e amigas a apresentarem outras sugestões. 

Qualquer sugestão que for apresentada nos comentários será analisada e, se for realmente boa, adicionaremos à lista. Boa Leitura!!

Ver também:

13 Comentários para “Os 10 Melhores Livros de Romance de Época”

  1. Parece que o sucesso de Jane Austen continua a todo vapor, mesmo durante todo esse tempo. Ainda mais no período em que vivemos, quando direitos e garantias individuais estão sendo usurpados do povo brasileiro dia a dia. É interessante refletir para onde vamos parar com tudo isso

  2. Quem é que gosta de livro de romance de época ?! É um gênero muito chato pra ler. Prefiro suspense com bastante ação.

    1. Ah, que isso. “O morro dos ventos uivantes” e “Orgulho e Preconceito” são dois clássicos! Os outros ainda não tive a oportunidade de ler, mas com certeza vou embarcar nessa. Apesar de não estar na lista, deixo a indicação de um clássico brasileiro, Lucíola (José de Alencar). Impressionante. Simplesmente. Todas as obras do Alencar são (a idealização de Iracema faz qualquer pessoa querer conhecer essa mulher kkk), apesar dos finais nem sempre tão agradáveis… quem diria que eu acabaria apaixonada por livros didáticos do colégio? kkkkk difícil! Mas vale a pena a leitura. Todos esses mostram com muita clareza a evolução humana de uma forma ou de outra, em um âmbito ou em outro. Me agrada muito.
      bjs, bjs!

  3. Sou eterna fã de romances de época, Judith Mcnaught é minha preferida por enquanto, dessa lista só li o dela , Orgulho e preconceito, e o Morro dos Ventos Uivantes agora to querendo conhecer os outros, obrigada pelas dicas!

  4. Só queria deixar uma sugestão. Na descrição do livro Orgulho e preconceito da Jane Austen, foi colocado que o pai da Elizabeth Bennet era rico. Os Bennet’s não eram ricos, seriam o que hoje chamamos de classe média. O enredo da história se apega justamente nas finanças dos personagens, Jane tentou mostrar a hipocrisia da sociedade em termos financeiros e Moraes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.