Resumo do Livro Diário de um Banana

Diário de um Banana é uma obra fictícia e satírica da realidade que retrata com fidelidade os desafios sofridos pelos jovens durante sua passagem pela escola. Escrito por Jeff Kinney, ele é ideal para crianças e adolescentes, já que tem uma leitura muito agradável e simples. Por isso, é também um dos melhores livros para iniciantes aprenderem inglês. Se você quiser saber mais sobre essa incrível história, confira o resumo do livro Diário de um banana logo abaixo.

Esse livro nos conta a história de um jovem garoto chamado Greg e seu amigo Rowley durante suas passagens pela fase do “ensino fundamental” norte americano. 

Resumo do Livro Diário de um banana

resumo do livro Diário de um banana - capa

O livro começa com Greg se preparando para seu primeiro dia de aula até ser provocado por seu irmão adolescente, Rodrick, porque sua mãe levou o lanche da escola para ele. Greg também tem um irmão mais novo, chamado Manny, que nunca se mete em problemas e sempre tem tudo aquilo que deseja. Seu pai, Frank, odeia o fato de que ele fique o dia inteiro enfurnado em casa jogando vídeo game, ao invés de ir praticar esportes do lado de fora.

Durante seu primeiro dia de aula, é forçado a se sentar ao lado de um menino chamado Fregley, um nerd de quem ele sempre tenta fugir. Não sabe ao certo se seu amigo Rowley Jefferson conseguirá se adaptar por ser muito imaturo. Mas, como uma forma de aumentarem sua popularidade, entram para o clube de luta livre. No entanto, após perder uma luta logo para o Fregley, decide que esse esporte não é para ele.

No dia de Halloween, os dois amigos saem para pedir doces ou travessuras, mas alguns adolescentes usam um extintor de incêndio cheio de água para importuná-los. Greg ameaça chamar a polícia se eles não pararem, porém eles começam a persegui-los por causa da ameaça. Greg e Rowley conseguem, de alguma forma, escapar para a casa da vó do Greg até os adolescentes irem embora.

resumo do livro diário de um banana - Extintor de água

 

Durante o natal, os dois decidem praticar um jogo inusitado. A brincadeira consistia em Rowley pilotar uma moto enquanto Greg tentava derrubá-lo lançando bolas nele. Em uma de seus lançamentos, a bola se prende à roda dianteira da moto, arremessando o “piloto” no chão, que, com a queda, quebra o braço. Com um braço engessado, Rowley volta para a escola e começa a ser mimado pelas meninas. Isso deixa Greg com bastante inveja.

Conflito

Depois de curado, ele e Greg entram para a Patrulha de Segurança. Sua função é acompanhar os meninos mais novos em segurança para casa. Um dia, ao acompanhar as crianças para casa, resolve pregar uma pegadinha. Com um graveto, espeta e agarra uma minhoca e começa a correr atrás dos garotos, assustando-os.

Um vizinho vê a correria e decide contatar o diretor da escola sobre esse comportamento incomum. Como Greg estava usando a jaqueta de Rowley, todos pensaram que Rowley é que estava atormentando as crianças. O diretor então decide suspendê-lo de suas atividades na Patrulha de Segurança.

Apesar de confessar a verdade, Greg demora muito para isso. Rowley já havia sido punido e estava muito magoado com ele. Greg, então, para fazer ciúmes no ex-amigo, tenta se aproximar de Fregley, mesmo sem gostar muito dele. Depois, com o intuito de ficar popular também,  inscreve-se para a peça da escola, baseada no chamado “O mágico de OZ”, mas o máximo que consegue é o papel da árvore.

Durante a abertura da peça, Rodrick leva uma câmera para filmar a apresentação. Mas Greg não consegue cantar por estar muito nervoso. Isso confunde as outras pessoas vestidas de árvore, que também se enrolam. Patty, a qual fazia o papel principal de Dorothy, fica muito brava e insulta Greg, que revida. A partir daí, todos começam a discutir e brigar, levando a peça a terminar em uma confusão total.

Conclusão do livro Diário de um Banana – Resumo

Sentindo-se muito deprimido e solitário, Greg se surpreende ao ver Rowley se aproximar dele. Mas só até perceber que Rowley só queria um CD de volta que havia emprestado. Não demora até que começam a se baterem, rolando pelo chão. Logo um círculo de pessoas se forma em volta deles. Os adolescentes que os importunaram no Halloween percebem aquele caos e encontram os garotos.

Depois de assustar as pessoas que rodeavam os garotos, o líder dos adolescentes ordena que Greg e Rowley comam um queijo mofado que estava no chão da escola por muitos anos. Forçado, Rowley come o queijo primeiro. Mas quando chega a vez de Greg, ele alega que tem intolerância à lactose, podendo morrer ao comer qualquer tipo de queijo derivado do leite. Depois disso, um adulto chega e espanta os adolescentes.

Quando os outros estudantes chegam ao ginásio e veem que o queijo havia desaparecido, todos pensam que Rowley poderia tê-lo comido. No entanto, Greg, mentindo para proteger seu amigo, diz que estava cansado de ver aquele queijo ali e resolveu se livrar dele. Com isso, os dois voltam a ser amigos e fazem planos de jogar vídeo games durante as férias.

Personagens

Diário de um Banana - Resumo dos personagens

Gregory Heffley: Personagem principal da trama que está meio preocupado com seu primeiro dia de aula. Seu pai não gosta que ele prefira ficar o dia todo jogando vídeo games e dormindo ao invés de ir praticar esportes.

Rowley Jefferson: Melhor e mais leal amigo de Gregory. Sempre faz tudo o que Greg manda sem pestanejar. Mas os dois têm um desentendimento durante o livro que só se resolve no final.

Manny Heffley: Irmão mais novo de Greg, possuindo apenas 3 anos de idade. Sempre faz tudo o que quer e nunca é punido por fazer algo errado.

Rodrick Heffley: Irmão adolescente de Gregory, que sempre está atormentando e caçoando dele. Ele é conhecido por dormir demais e por ser rebelde, além de ser um irmão muito cruel.

Susan Heffley: É uma mãe coruja, daquelas protetoras demais. Ela sempre tenta preparar Greg para tudo o que possa acontecer e o ajuda na escola. Além disso, costuma responsabilizá-lo pelas condutas de Manny.

Frank Heffley: Como já dito, Frank é o pai de família que se importa demais sobre os vídeo games do filho. Queria mesmo é que praticasse esportes do lado de fora da casa.

Algumas curiosidades sobre a criação do livro e seu autor

  • De acordo com o site oficial (em inglês), Jeff Kinney inicialmente não pensava em ser autor de um livro infantojuvenil. Seu sonho era ser cartunista de jornal, mas ele não conseguia que suas histórias em quadrinho fossem publicadas.
  • Jeff trabalhou por seis anos nesse livro antes de publicá-lo online no site Funbrain.
  • A publicação fez tanto sucesso, mais de 80 milhões de acessos, que as pessoas começaram a pedir cópias impressas. E foi assim que nasceu um dos maiores best-sellers da história dos livros infantojuvenis.
  • O livro foi adaptado para um filme em 2010.

Ver também:

O que vocês acharam desse resumo do livro Diário de um Banana? Leram o livro e querem dizer algo que não foi dito aqui? Comentem aí embaixo! Será um prazer respondê-los. 

8 Comentários para “Resumo do Livro Diário de um Banana”

  1. E agora que eu fecho o trabalho da profeçora ela fica passando esses resumos pra casa. Eu até gosto do livro pq diário de um banana é legal mas isso é. Muito chato

  2. Esse livro é tão fofo e engraçado. Fazia muito tempo que eu não ria com uma história, principalmente infantil. Meu filho que me pediu pra comprar esse livro e eu quase não deixei ele ler em paz. Antes eu achava que era um livro bobo de criança, mas depois que eu li soube por que os jovens adoram. É muito boa a história. Obrigado pelo resumo, queria me lembrar kkkkkk

    1. Acho que sua filha de 12 anos vai adorar. Eu recomendo para qualquer idade, pois isso depende muito da criança. Mas essa faixa etária é ótima para livros como esse, que têm um pouco mais de texto e menos ilustrações.

    2. Quando eu disse para o meu professor de literatura que estava lendo Diário de um Banana, ele me perguntou se eu tinha onze anos. Respondi que eu continuaria lendo esse livro mesmo se tivesse 80. Se o livro é bom, não importa a idade (claro que alguns que tem classificação etária) e se eu tivesse que ser taxada de infantil, que seja! Não estou nem aí.

  3. Se você é professor e trabalha com crianças do ensino médio, não deixe de dar uma chance ao livro Diário de um Banana.
    Resumindo, Greg Heffley é um menino da sexta série tentando deixar sua marca no ensino fundamental. Sua família inclui uma mãe, um pai, um irmão mais velho que gosta de heavy metal e um irmão pequeno chorão. Seu melhor amigo é Rowley, outro estranho aluno do 6º ano com pais superprotetores e uma grande capacidade de incomodá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.